O Colégio Stella Maris está localizado na Avenida Coronel Mário Antunes da Veiga, 453, no centro de Viamão, município distante cerca de 25 quilômetros da Capital. O colégio faz parte da Rede ICM, e a ação educativa está fundamentada na proposta da Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria. Antiga capital do Estado do Rio Grande do Sul, Viamão não dispunha, até o final da década de 1930, de meios para atender à demanda educacional de crianças e jovens, que, com o crescimento da população, ia aumentando. Tal situação preocupava as autoridades locais, especialmente o vigário da paróquia, o padre José Breitenbach.
Para tentar uma solução, o padre José recorreu à Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria, na pessoa da superiora geral, madre Maria Amélia de São José (Rosa Bevilacqua), que sensibilizou-se e aceitou o pedido de abrir uma escola na localidade.
No dia 24 de fevereiro de 1938, portanto, com a finalidade de fundar uma escola, chegaram de Porto Alegre as primeiras irmãs, em companhia da superiora geral, da madre Maria Imilda do SS. Sacramento (Adelaide Margarida Giordani) e da madre Maria Ana do Menino Deus (Helena Wagner), as duas últimas conselheiras gerais.
As irmãs fundadoras eram: madre Maria Érica do Coração de Jesus (Catharina Seger), superiora; irmã Maria Rosália dos Santos Reis (Maria Roman) e irmã Maria Yeda da Divina Eucaristia (Porfiria Lopes Machado), professoras; e a juvenista Laura Pacheco Dutra, que, mais tarde, receberia o nome de irmã Maria Florinda do Coração de Maria.
Desde aquele longínquo ano de 1938, a escola se modificou, cresceu e ficou mais moderna, mas os princípios cristãos e os valores que são repassados para a vida permanecem. Nesse tipo de educação, a relação entre educador e educando é horizontal; há diálogo, partilha de experiências e de saberes entre eles. Os conteúdos, os objetivos e procedimentos pedagógicos consideram a realidade do educando e valorizam suas vivências, contribuindo para desenvolver consciência crítica. O conhecimento não é simples transmissão de informações, supõe o engajamento dos dois agentes e sujeitos do processo educativo. O conhecimento é a reflexão sobre a informação.
No projeto pedagógico de Bárbara Maix, fundadora da congregação, todos da comunidade Stella Maris encontram estímulo e exemplo para assumir uma postura transformadora, promovendo em tudo a vida e a esperança.
O colégio busca intensificar o processo de ensino e aprendizagem, fundamentado na educação evangélico-libertadora, que se compromete com o desenvolvimento das potencialidades do educando, com a crescente integração entre família e comunidade escolar, a fim de que todos assumam um posicionamento mais fraterno, participativo e solidário, tornando-se sujeitos da própria história e da construção de uma nova sociedade.
O colégio trabalha com projetos, saídas de estudos, atividades integradoras, projetos culturais de expressão e de integração com a comunidade, línguas estrangeiras, biblioteca informatizada, laboratórios de biologia, física, química e de informática. Está sendo desenvolvido, agora, o projeto Stella Digital, que traz o mundo digital para a sala de aula, com atividades interativas e desafiadoras.
Os níveis de ensino da escola são: Educação Infantil, com maternal, níveis 1, 2 e 3, valorizando a aprendizagem através do lúdico e da descoberta; Ensino Fundamental, do primeiro ao nono ano, aliando teoria e prática, promovendo a construção do conhecimento; Ensino Médio, da primeira à terceira série, com aprimoramento como pessoa, compreensão dos fundamentos científicos e tecnológicos e preparação básica para o trabalho e a cidadania.