Ialodê, em iorubá, significa "mãe da sociedade". Com essa proposta, a Casa de Cultura Mario Quintana irá celebrar os 250 anos de Porto Alegre com um show que joga luz sobre o papel fundamental das mulheres negras na formação social porto-alegrense.
Protagonizado por Loma, Marietti Fialho, Nina Fola e Glau Barros, o espetáculo parte da trajetória de vida e de obra das artistas que, em diferentes contextos e perspectivas, propõem atuações que carregam as experiências plurais dos saberes artísticos na música. Também é uma celebração das carreiras das quatro cantoras e compositoras, que revisitam os próprios repertórios, costurando, assim, uma narrativa da história da música negra porto-alegrense e gaúcha.
A apresentação comemorativa também contará com os músicos Isaías Luz, Thayan Martins, Tamiris Duarte, Josué Oliveira e Handyer Borba.
O show ocorre neste sábado (26), às 19h, na Travessa dos Cataventos, na Casa de Cultura Mario Quintana (Rua dos Andradas, 736). A entrada é franca.
A estreia do espetáculo foi realizada no ano passado, mas em versão online. Gravado no Salão de Atos da PUCRS, o show segue disponível gratuitamente no canal da universidade no YouTube.
Arte na rua
A programação cultural para celebrar os 250 anos de Porto Alegre está intensa e a RBS coloca na rua uma ação para levar mais arte aos porto-alegrenses neste sábado, com quatro portais instagramáveis a céu aberto com curadoria do artista visual Jotapê Pax em dois pontos — das 10h às 13h na frente da prefeitura e das 13h às 18h30min no trecho três da Orla do Guaíba.
O aniversário também contará com conteúdos especiais nos veículos do Grupo RBS. Veja os destaques.
Dead Fish no Opinião
O hardcore do Dead Fish invade o palco do Opinião neste sábado. A banda capixaba irá celebrar suas mais de três décadas de carreira com o show 30+1, em que relembra sucessos e toca músicas de seu último álbum de inéditas, Ponto Cego (2019), e também do disco Lado Bets (2020), que reúne 10 canções entre "sobras de estúdio", singles, versões e faixas escondidas gravadas entre 2004 e 2019.
A casa abre às 19h e o show começa às 20h30min. O ingresso inteiro custa R$ 160, mas há a opção solidária a R$ 85, mediante doação de um quilo de alimento não perecível no local. As compras podem ser feitas pela plataforma Sympla, com taxas.
Zoravia e a Cidade
Buscando homenagear Porto Alegre a partir da obra de uma de suas maiores artistas plásticas, a Galeria Ecarta realiza neste sábado, das 10h às 15h, a abertura da exposição Zoravia Bettiol – A Artista e sua Cidade.
A mostra seguirá em cartaz até dia 8 de maio (de terça a domingo, das 10h às 18h, com entrada gratuita) e reúne 47 obras entre pinturas, gravuras, desenhos, tapeçarias e headdress da artista, que já soma mais de 60 anos de carreira. A curadoria é de André Venzon.
Aos 87 anos, Zoravia mantém uma rotina de intenso trabalho no ateliê em sua casa, na zona sul da cidade, e em inúmeros projetos. Em parceria com vários movimentos e coletivos, está empenhada também em restaurar a Casa dos Leões, na Rua dos Andradas, para sediar o Instituto Zoravia Bettiol.