Mônica (Giulia Benite) sofreu, mas aprendeu que tudo bem ficar um pouco longe de sua turma. Cebolinha (Kevin Vechiatto) foi ao fonoaudiólogo – e, com o perdão do spoiler, até esboçou um "r". Magali (Laura Rauseo) descobriu que a compulsão pela comida é ansiedade, e então aprendeu a controlá-la. Cascão (Gabriel Moreira), a contragosto, foi matriculado em aulas de natação – e, a braçadas lentas, está começando a superar o trauma de água.
Sim, eles cresceram. E, como avisa o diretor Daniel Rezende, é bom levar um lenço para assistir a Turma da Mônica – Lições, filme que chegou aos cinemas na quinta-feira (30) e é forte candidato a arrancar lágrimas de crianças e adultos durante a sessão.
Continuação de Laços, primeiro longa a dar vida aos quadrinhos da Turma da Mônica, Lições também é adaptado da graphic novel criada pelos irmãos Lu e Vitor Cafaggi, inspirada nos personagens de Mauricio de Sousa. Mas, diferentemente da anterior – com altas doses de fofura e baixas de drama –, a trama agora traz a turminha mais madura, descobrindo que crescer nem sempre é fácil e lidando com as consequências indigestas de suas travessuras. Após uma tentativa frustrada de fugir do colégio, Mônica muda de escola, e Cascão, Cebolinha e Magali são obrigados a "dar um tempo" na relação com a dona da rua.
É claro que imaginar a turminha distante corta o coração – ainda mais em tempos de distâncias forçadas fora da ficção –, mas a separação, no filme, é necessária para entregar ao espectador o maior presente: a profundidade dos personagens. Se em Laços os quatro são quase uma unidade – a Turma da Mônica –, com pouco de enredo individual, em Lições todos ganham ares de protagonistas. Desenvolvendo tramas próprias, superando dificuldades e aprendendo lições importantes – por exemplo, que "a gente pode crescer sem deixar de ser criança", ensinada a Mônica por Tina (Isabelle Drummond) –, eles emocionam a cada sequência.
A quem estiver convencido de que vale a pena dar uma passada no cinema para assistir aos gibis ganharem vida outra vez, uma dica: fique na sala até o final. No melhor estilo Marvel, Turma da Mônica – Lições conta com uma cena pós-créditos tão boa quanto todas as que vêm antes dela.
Produzido por Camila Bengo
Boa música na televisão
Para entrar 2022 com o pé direito, não pode faltar uma boa trilha sonora. Quem vai passar o Réveillon em casa poderá curtir a seleção especial preparada para a edição deste ano do Show da Virada: em formato diferenciado, o especial apresentará uma curadoria com reprises de apresentações marcantes de artistas que todo mundo adora, realizadas antes da pandemia, com público.
Entre as atrações que vão agitar a noite, um time de peso: Alok, Anitta, Caetano Veloso, Dilsinho, Felipe Araújo, Ferrugem, Gustavo Mioto, Gusttavo Lima, Henrique & Juliano, Ivete Sangalo, IZA, Lauana Prado, Leo Santana, Luan Santana, Ludmilla, Lulu Santos, Marcos & Belutti, Marília Mendonça, Matheus & Kauan, Mumuzinho, O Grande Encontro, Os Barões da Pisadinha, Sandy & Júnior e Simone & Simaria.
A atração vai ao ar nesta sexta (31), na RBS TV, logo após a novela Um Lugar ao Sol.
Estreias de peso no streaming
Duas estreias desta sexta, na Netflix, prometem prender o público na frente da televisão no primeiro final de semana do ano: o filme A Filha Perdida, com a premiada Olivia Colman, uma adaptação do best-seller homônimo de Elena Ferrante, e a quarta temporada de Cobra Kai, série derivada de Karatê Kid que é um prato cheio para a memória afetiva dos aficionados por produções que exploram o universo das artes marciais.
De volta a Hogwarts
O ano já começa com um presentão para os fãs do menino que sobreviveu: estreia, neste domingo (2), na plataforma de streaming HBO Max, o especial Harry Potter: De Volta a Hogwarts. Em celebração aos 20 anos do primeiro filme da franquia, Harry Potter e a Pedra Filosofal, o programa vai reunir os principais integrantes do elenco para relembrar momentos marcantes dos bastidores da produção, em um reencontro que promete ser recheado de emoção e magia.
Domingo de fantasia
Uma opção para curtir o feriadão em família na Capital é a peça infantil Oliver no Mundo da Fantasia, que terá uma sessão gratuita no domingo, às 17h, na sede do Teatro Escola Zé Rodrigues no Viva Open Mall (Av. Dr. Nilo Peçanha, 3.228). Na montagem, que conta com participação do público e efeitos especiais, Zé Rodrigues vive um mágico que entra em confusões e trapalhadas com seus truques. Para reservar os assentos no evento, os pais devem enviar a palavra "Oliver" para o WhatsApp (51) 99971-4786.
Diversão para a criançada
Outra opção de diversão para os pequenos é o Vem pro Play!, playground no shopping Iguatemi que terá sua última sessão nesta sexta, das 10h às 16h, com acesso gratuito. Localizado no estacionamento externo, o espaço conta com um pula-pula high jump, uma pista de skate e um escape game de realidade virtual, além da área baby, com pracinha e miniplay.
Festa para iniciar o ano
A festa Meltdown realiza, neste sábado (1), uma edição especial de Ano-Novo no bar Ocidente (Rua Gal. João Telles, esquina com Av. Osvaldo Aranha), em Porto Alegre. Intitulado Feeling 22, em alusão ao hit de Taylor Swift, o evento irá tocar canções de pop. Os ingressos custam a partir de R$ 30 e podem ser adquiridos pela plataforma Sympla, com taxas.