A vencedora do Oscar Olivia Colman será a responsável por continuar o legado de Claire Foy e interpretar a Rainha Elizabeth II nos próximos dois anos em The Crown, série da Netflix que retrata a vida da família real britânica. Após mostrar o início do reinado de Elizabeth e a juventude da realeza, o seriado avança no tempo para os anos 1960 e 1970 — e, por isso, todo o seu elenco foi modificado.
Em entrevista à revista norte-americana Entertainment Weekly, Olivia Colman contou sobre os desafios de assumir o posto principal na série. Uma das preocupações reveladas pela atriz é em relação à responsabilidade de assumir o papel brilhantemente interpretado por Claire Foy nos dois primeiros anos:
— É horrível. Todo mundo ama Claire Foy, então eu tenho o pior trabalho do mundo no momento.
Além de ter a simpatia do público, o papel de rainha da Inglaterra rendeu um Emmy e um Globo de Ouro a Claire Foy. Olivia Colman também acumula prêmios na carreira e experiência na interpretação de rainhas. Neste ano, a atriz levou para casa o Oscar na categoria de melhor atriz por seu trabalho no filme A Favorita, no papel da rainha Ana.
Justamente sobre isso, o criador da série Peter Morgan demonstrou uma certa insatisfação por Olivia ter interpretado uma rainha antes de ser a rainha em The Crown. Mas deixou claro que a atriz sempre foi o único nome na lista de opções para assumir o papel principal.
— Obviamente, eu preferia que ela não tivesse interpretado outra rainha há tão pouco tempo. Mas são projetos tão diferentes, e os tons da série e do filme são muito distintos — declarou Morgan à revista.
A nova fase de The Crown também terá o ator Tobias Menzies, de Outlander, como Philip, o Duque de Edimburgo, e a atriz Helena Bonham Carter como a Princesa Margarete. Os dois substituem, respectivamente, os atores Matt Smith e Vanessa Kirby.
Entre os assuntos históricos que irão ser mostrados na terceira temporada estão a descoberta de que um dos assessores da monarca era um espião soviético, em 1964, e o desastre de Aberfan, em 1966, quando uma avalanche de resíduos de carvão atingiu uma escola no País de Gales, matando 144 pessoas.
Além disso, o período retratado na série também vai marcar o momento em que Elizabeth consolidou sua popularidade em meio a eventos importantes na história britânica, como o surgimento dos Beatles e a vitória da Inglaterra na Copa do Mundo de 1966.
Já na quarta temporada, outros atores se integrarão ao elenco. A atriz Gillian Anderson, de Arquivo X, interpretará a primeira-ministra do Reino Unido Margaret Thatcher, e a princesa Diana será papel da novata Emma Corrin.
A terceira temporada de The Crown estreia no dia 17 de novembro na Netflix.