Árvores por todos os lados, nenhum sinal de prédios. Um espino-rex fora de controle começa a pular sobre o seu carro e um jovem cientista tenta salvar a todos. Não vale mexer no celular nem ligar para o controle de animais. A única forma de sobreviver é ficar dentro do veículo e seguir as instruções de Mike, o pesquisador que criou o dinossauro em laboratório. A experiência dele ao tentar recriar a criatura não deu certo, mas fique calmo. Um batalhão agirá em sua defesa: outras criaturas do período jurássico vão entrar em campo para lutar.
A batalha agitada é o que movimenta os espectadores de Jurassic Safari Experience, que entra em cartaz neste sábado (22), no estacionamento do Barra Shopping Sul, em Porto Alegre. Depois de passar por São Paulo e Rio de Janeiro, o espetáculo em formato drive-in é um presente para os fanáticos pelas criaturas históricas. Logo na entrada, o espectador passa por um minissafári e é saudado por braquiossauros, alossauros e outras espécies. É apenas o início da aventura, que conduz o aventureiro e seus familiares até um palco em 360º.
Ali, é a hora de Mike mostrar seus experimentos. Acompanhado de diferentes dinos, o público terá uma aula de paleontologia. Quando parecer tranquilo, não ouse sair do carro: o espino-rex pode surgir a qualquer momento. A criançada tem se divertido com a experiência, que já atraiu mais de 250 mil espectadores em todo o país.
— Os dinossauros são personagens que todo mundo adora, mas mexem muito com a curiosidade dos pequenos, porque eles sabem os nomes. É muito comum ver eles apontando e gritando: "Olha ali o braquiossauro!" (risos) – conta Diego Biaginni, diretor artístico do Jurassic Safari Experience.
Bastidores
O Jurassic Safari Experience surgiu como uma adaptação do show Dinos Experience, que foi apresentado em São Paulo e no Rio de Janeiro ainda em 2018. O projeto consistia em um show de arquibancada, mas, com a pandemia, foi adaptado para o formato drive-in e ganhou um minissafári com árvores, a fim de amplificar a experiência dos visitantes.
Todas as espécies foram recriadas sob orientação do paleontólogo Bruno Augusta para que os animais fossem retratados da maneira mais realista possível. Por isso, o protagonista Mike também faz o papel de professor: explica a forma como as criaturas se alimentavam, viviam e onde foram seus hábitats.
A estrutura é formada por três tipos de "dinossauros": os animatronics, os costumes e os infláveis. Os primeiros foram importados e produzidos a partir de um látex internacional. Com uma série de aparatos eletrônicos, são robôs que reagem aos mais simples movimentos, além de serem controlados a distância. Já os chamados costumes são comandados por 20 bailarinos, que ajudam a conduzir os movimentos.
Por fim, os infláveis reforçam o desenvolvimento do lúdico para os pequenos. Biaginni, no entanto, garante que as criaturas têm surpreendido todas as idades:
— Já vimos um pai com uma camiseta da franquia Jurassic Park acompanhando o filho. Muitos deles vêm com um jipe, para ficar ainda mais semelhante aos filmes.
Conheça os dinos
O Jurassic Safari Experience é composto por diversas espécies, dos diferentes períodos jurássicos. Conheça algumas delas:
Braquiossauro
Sucesso com a criançada, esta espécie herbívora viveu entre 130 e 150 milhões de anos atrás. Fósseis foram encontrados na Europa, na África e na América do Norte e apontam que podiam atingir mais de 23 metros de comprimento.
Tiranossauro-Rex
Outra espécie amada pelos pequenos, o T-Rex viveu há cerca de 65,5 milhões a 80 milhões de anos. O crânio pesava mais de 270 quilos, e as pernas traseiras eram fortes, cada uma com três dedos com garras. Já as dianteiras eram finas, mas igualmente resistentes.
Deinonico
Com vestígios encontrados na América do Norte, o deinonico era pequeno e de estrutura física leve, pesando entre 45 e 68 quilos. A espécie era comedora de carne e tinha mãos que flexionavam, ou moviam, para os lados.
Triceratope
Um dos últimos dinossauros a viver na Terra antes de todos esses animais desaparecerem. A espécie é a maior dos dinos com chifres. No Safari, também é um dos mais amados do público em geral.
Alossauro
O animal tinha uma longa e pesada cauda, que provavelmente o ajudava a se equilibrar. Carnívoro predador de dinossauros vegetarianos, ele caçava em bandos, conseguindo assim derrubar outros dinossauros enormes, como o apatossauro.
Fonte: Britannica Escola, plataforma da Capes/MEC
Informações
Jurassic Safari Experience
Quando:
De 22 de maio a 6 de junho
Onde:
Barra ShoppingSul - Av. Diário de Notícias, 300, em Porto Alegre
Sessões (55 minutos):
Quintas e sextas-feiras - 19h e 20h30min
Sábados e domingos - 11h30min, 14h30min, 17h30min e 19h
Ingressos*:
Entre R$ 140 e R$ 210 por veículo, disponíveis em jurassicsafari.com.br
Máximo de 4 pessoas por carro (independentemente da idade)
Máximo de 100 carros no espaço
Classificação livre
*Sócios do Clube do Assinante têm desconto de 20% no valor total do ingresso para até quatro pessoas no carro. Para utilizar o desconto, basta acessar o site do Clube em clubedoassinanterbs.com.br, gerar o voucher da promoção e aplicar o código sem o prefixo RBS no site de vendas do parceiro.