Memória do teatro
Símbolo de resistência à ditadura militar (1964-1985) na Capital, o Teatro de Arena (Av. Borges de Medeiros, 835) lança nesta terça-feira, às 19h, o projeto Memória Viva. A ideia é revisitar a memória dos artistas que deixaram seu legado na casa de espetáculos. Com a iniciativa, a Secretaria da Cultura (Sedac) planeja, a partir deste mês, entre outras atividades, gravar depoimentos com atores gaúchos e do cenário nacional que passarem pelo espaço cultural localizado nas escadarias do Viaduto Otávio Rocha. O objetivo é formalizar parcerias para que vídeos e peças com palavras ou trechos censurados durante o regime militar estejam disponíveis online. O evento é aberto ao público.
Minas protagonistas
Seis minas que são protagonistas de suas histórias, esse é o dilema que movimenta a quarta edição do Minas de Propósito, coletivo que promove e debate protagonismo, empreendedorismo, empoderamento e inclusão. O evento desta noite, marcado para às 19h, reúne convidadas como Anaadi, ganhadora do Grammy Latino na categoria Gravação do Ano, Remi Owadokun, quatro vezes best-seller na Amazon, foi considerada a Nigeriana de 2018, e Juliana Estradioto, vencedora do prêmio Jovem Cientista 2018, a estudante é a primeira brasileira a participar do Prêmio Nobel. A entrada é franca, mas requer inscrição prévia pelo link bit.ly/inscriçãodominas. O evento ocorre na UniRitter do campus Shopping Iguatemi (Av. João Wallig, 1.800).
Conversa com o diretor
A Associação dos Amigos do Margs (Praça da Alfândega, s/nº) realiza nesta terça-feira, às 16h, um bate-papo com Francisco Dalcol, diretor-curador do museu, no auditório do espaço cultural. O crítico e jornalista conduzirá a conversa a partir dos planos, da programação e das linhas de ação que pretende desenvolver em sua gestão. Não há necessidade de inscrição prévia, e as vagas serão ocupadas por ordem chegada, até o limite de 70 lugares. A entrada é gratuita.
Música na biblioteca
Para fechar o mês dedicado às mulheres na Biblioteca Pública do Estado (Rua Riachuelo, 1.190), o projeto Chapéu Acústico recebe nesta terça-feira, às 19h, 50 Tons de Pretas, com Dejeane Arruée e Graziela Pires. Apaixonadas pela música e cultura afro-brasileira, elas trazem vigor, emoção e nova roupagem para antigas canções, ao mesmo tempo em que apresentam músicas autorais. A entrada se dá mediante contribuição espontânea.
Arte têxtil no RS
Será aberta nesta terça-feira, às 19h, na Pinacoteca do IA/UFRGS (Rua Senhor dos Passos, 248), a exposição A Memória que se Tece – O Centro Gaúcho da Tapeçaria Contemporânea (1980-2000), que homenageia a história da arte têxtil no Rio Grande do Sul e o reconhecimento da tapeçaria pelo sistema das artes. A mostra conta com obras de mulheres artistas, entre elas Zoravia Bettiol, Renata Rubim, Eleonora Fabre e Liciê Hunsche. O ponto de partida é a pesquisa acadêmica de Carolina Bouvie Grippa sobre o Centro Gaúcho da Tapeçaria Contemporânea (CGTC), realizada sob a coordenação da professora Joana Bosak, do curso de História da Arte da UFRGS. A visitação, com entrada franca, vai até 26 de abril, das 10h às 18h, de segunda a sexta.