Os 247 anos de Porto Alegre são comemorados nesta terça-feira (26) com diferentes atrações na programação cultural da cidade. No palco do Theatro São Pedro, dois espetáculos com entrada franca mostram ao público o talento de jovens músicos.
Também no centro da Capital, tem apresentação da Banda Municipal no Mercado Público – o repertório eclético combina MPB, jazz e sucessos da música pop.
E há ainda o Sarau Elétrico discutindo temas como preservação do espaço público e um coletivo de artistas fazendo arte em shopping center.
A seguir, saiba mais sobre esses programas especiais para celebrar o aniversário da Capital dos gaúchos.
São Pedro dos jovens
Novos talentos da música sobem ao palco do Theatro São Pedro (Praça Marechal Deodoro, s/nº) a partir das 21h acompanhados pelo instrumentista Renato Borghetti e pelo maestro Telmo Jaconi. O espetáculo começa com as crianças e os adolescentes do projeto Fábrica de Gaiteiros, que tocam com Borghetinho Brincando com a Dora e Pedra no Sapato. Em seguida, a Orquestra Jovem do Rio Grande do Sul, comandada por Jaconi, realiza um concerto com clássicos do tradicionalismo, como Querência Amada, Céu, Sol, Sul e Canto Alegretense. No fim da apresentação, gaitas, violinos e flautas se juntam para executar um repertório em que Borghetti celebra a cultura campeira, com Merceditas, Milonga para as Missões, Minuano e Barra do Ribeiro. Entrada gratuita, mediante retirada de ingressos (no máximo dois por pessoa) na bilheteria, a partir das 13h.
A banda vai passar
Bem no coração da Capital, no Mercado Público, a Banda Municipal presta sua homenagem à cidade com uma apresentação gratuita, a partir das 11h. No repertório estão composições ligadas à história da Capital, como Deu Pra Ti, de Kleiton & Kledir, Porto dos Casais, de Jayme Lubianca, e Porto Alegre é Demais, de José Fogaça. Também estão incluídas composições de Edu Lobo, Ivan Lins, Hermeto Pascoal, Zé Ramalho e Duke Ellington, além de releituras para o pop contemporâneo de Pharrell Williams.
Sarau dos caranguejos
Um dos programas culturais mais tradicionais de Porto Alegre, o Sarau Elétrico tem sede semanal no bar Ocidente (João Telles esquina Osvaldo Aranha). Nesta terça-feira o tema são os "caranguejos", forma pejorativa de chamar quem questiona iniciativas que interferem ou podem interferir no espaço público. A jornalista Kátia Suman, o poeta Diego Grando e o professor e escritor Luís Augusto Fischer debatem o tema com o historiador e professor Francisco Marshall.
Arte no shopping
Quem passou pelo BarraShoppingSul (Av. Diário de Notícias, 500) no final de semana viu no saguão Rosa do Ventos a criação em tempo real de uma obra de arte. O Atelier Errante, formado por oito artistas, entre eles o ilustrador de ZH Gilmar Fraga, ofereceu ao público a oportunidade de observar um "live painting", confecção de um grande painel em homenagem a Porto Alegre. A obra está pronta e pode ser visitada até dia 31, na exposição que reúne outros trabalhos relacionadas à cidade.