As duas remessas recebidas nesta semana pelo Rio Grande do Sul, que somam 395.110 vacinas contra o coronavírus, começarão a ser distribuídas pelo governo do Estado às 18 coordenadorias regionais de saúde (CRS) na manhã de sexta-feira (4). São 38.610 doses do imunizante da Pfizer, que chegaram ao RS na tarde desta quinta-feira (3), e 356.500 ampolas de AstraZeneca, que foram recebidas na quarta-feira (2). Confira no mapa abaixo quantas doses cada município receberá.
Segundo determinou o governo do Estado, esse lote será utilizado para imunizar trabalhadores da educação, para completar a vacinação de trabalhadores portuários e de indivíduos com comorbidades, além de para avançar na imunização de pessoas com deficiências permanentes. Ao contrário do que havia sido informado na quarta pela Secretaria Estadual da Saúde (SES), o governo do Estado ainda avalia se irá liberar a imunização de hipertensos leves no grupo das comorbidades.
Segundo informou a secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann, com esse novo repasse de doses aos municípios gaúchos, a projeção é de que estará vacinado um total de 49% dos professores no RS. A imunização desses profissionais deve obedecer à seguinte ordem de prioridade: trabalhadores de creches, pré-escolas, Ensino Fundamental, Ensino Médio, profissionalizantes e EJA e trabalhadores da educação do Ensino Superior.
Municípios que forem capazes de finalizar a vacinação de indivíduos com comorbidades, gestantes e puérperas com comorbidades, pessoas em situação de rua, funcionários do sistema carcerário, população privada de liberdade e trabalhadores da educação podem seguir avançando na lista de prioridades e passar a incluir a população em geral por idade, de 59 a 18 anos.
Distribuição
Na manhã de sexta-feira, aeronaves das forças de segurança farão a entrega das vacinas às coordenadorias de saúde mais distantes da Capital. Um helicóptero da Polícia Civil sairá às 10h, com destino a Santa Maria, com as cargas da 4ª CRS (Santa Maria) e da 10ª CRS (Alegrete). No mesmo horário, decola um avião da Brigada Militar, que deve pousar em Erechim, onde entrega a as doses pertencentes à 11ª CRS (Erechim), em Palmeira das Missões, onde deixará as cargas da 2ª CRS (Frederico Westphalen) e da 15ª CRS (Palmeira das Missões), e em Santo Ângelo, onde serão entregues as ampolas da 9ª CRS (Cruz Alta), 12ª CRS (Santo Ângelo), 14ª CRS (Santa Rosa) e 17ª CRS (Ijuí). As vacinas da 3ª CRS (Pelotas), 5ª CRS (Caxias do Sul), 6ª CRS (Passo Fundo) e 7ª CRS (Bagé) serão transportadas por terra, em veículos do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs).
Na Capital, durante a manhã, a Secretaria Municipal de Saúde e demais CRS poderão retirar suas doses na Central Estadual de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (Ceadi).