A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) ainda não sabe quantas doses de vacinas contra a covid-19 terá disponível para aplicar no público de 59 anos fora dos grupos prioritários na sexta-feira (4), em Porto Alegre. O início da imunização dessa faixa nessa data foi anunciado pelo prefeito Sebastião Melo na segunda-feira (31). A pasta, no entanto, conta com novos repasses para calcular quantas pessoas poderão tomar a primeira dose ainda nesta semana, e a entrega só deve acontecer na própria sexta-feira.
Um lote de doses do imunizante AstraZeneca chegou ao Estado na tarde desta quarta-feira (2). Com mais essas vacinas, a pretensão da prefeitura de Porto Alegre era imunizar, já na sexta-feira, todo o público de 59 anos residente na Capital, estimado em 9 mil pessoas. Para isso, contava com o recebimento da sua parte da carga até quinta-feira, já que a Secretaria Estadual de Saúde (SES) costuma repartir e entregar as doses aos municípios no dia seguinte à chegada. Mas a pasta informou nesta quarta que e distribuição só deverá ocorrer na sexta, juntamente com um novo lote da Pfizer, que chega na quinta-feira ao RS.
— Amanhã (quinta-feira), vamos dizer se vai ter vacina na sexta ou não. Estamos fazendo um rescaldo das vacinas que teremos ou não. Se tivermos vacinas do nosso estoque, vamos fazer. Senão, teremos que aguardar. Paciência. Se recebermos o lote do Estado na sexta de manhã, vamos usar para vacinar sexta à tarde — disse o secretário de Saúde de Porto Alegre, Mauro Sparta.
Um anúncio oficial de quantas doses estarão disponíveis, em quais locais serão aplicadas e quais serão os critérios para selecionar os primeiros vacinados entre o grupo de 59 anos sairá na quinta-feira. Mesmo que a nova remessa de imunizantes seja entregue somente na sexta, existe chance de a vacinação desse público ser ampliada no sábado (5).