O gabinete de crise emitiu alerta a quatro novas regiões Covid do Rio Grande do Sul nesta quarta-feira (26). A decisão seguiu a recomendação do GT Saúde, que também emitiu um novo aviso. Com isso, o Estado passa a ter 12 regiões em alerta e sete com avisos.
Receberam alerta as regiões de Caxias do Sul, Erechim, Pelotas e Santa Maria. Os municípios foram notificados nesta tarde e terão o prazo de 48 horas para que apresentem um plano de ação.
Para as regiões de Bagé e Santa Cruz do Sul foi enviado um segundo aviso — já haviam recebido um na semana passada. A região de Taquara, que ainda não tinha recebido nenhum, se une a essas duas. Segundo o governo, a localidade está com aumento no número de casos e houve redução na agilidade da vacinação na região.
As regiões de Capão da Canoa, Guaíba, Novo Hamburgo e Porto Alegre receberam avisos no sábado (22). E como a situação das quatro inspira cuidados, continuarão monitoradas pelo GT Saúde. As prefeituras das cidades que pertencem às regiões foram informadas pela equipe da Secretaria de Articulação e Apoio aos Municípios (Saam).
As regiões de Cruz Alta, Ijuí, Passo Fundo, Santo Ângelo, Palmeira das Missões, Santa Rosa e Uruguaiana seguem com alerta. As localidades já apresentaram planos de ação com protocolos que devem estar adaptados à situação epidemiológica de cada uma.
Na quinta-feira (27), o gabinete de crise fará uma reunião devolutiva com as regiões para falar sobre as medidas adotadas. Enquanto isso, a situação da pandemia está sendo monitorada em todas as regiões.
MACRORREGIÃO SUL
Pelotas
A região de Pelotas apresentou incidência de 254,1 casos confirmados por 100 mil habitantes na última semana, aumento de 17,8% frente à anterior. Também apresentou taxa de mortalidade acumulada na semana de 8,08 óbitos por 100 mil habitantes na última semana, alta de 14,5% se comparada a anterior. É a sexta maior taxa do Estado, sendo 27,1% superior à média estadual.
Pelotas ainda apresentou aumento de 12,7% de internados em leitos clínicos, variação de 20 pacientes. Sendo assim, a região tem 177 internados com covid-19 em leitos clínicos. Em leitos de UTI, houve alta de 6,5% no número de internados, variação de sete pacientes. A região tem 115 internados por covid-19 em UTIs, o que praticamente representa o máximo atingido de 117 pacientes em 2 de maio. A taxa de ocupação é de 91%, com 18 leitos livres. É um número próximo do maior patamar de internados por covid-19 na região desde o início da pandemia.
Com o percentual de 9,9%, Pelotas apresenta a quarta menor proporção da população vacinada com segunda dose do Estado.
MACRORREGIÃO SERRA
Caxias do Sul
A região de Caxias do Sul apresentou incidência de 308,5 casos confirmados por 100 mil habitantes na última semana, aumento de 18,7% frente à semana anterior. É a 12ª maior incidência do Estado entre as 21 regiões covid-19 na última semana, sendo 14,6% superior à média estadual.
Ao longo da última semana, Caxias do Sul apresentou aumento de 7,8% internados em leitos clínicos, uma variação de 29 pacientes. Assim, a região tem 402 internados por covid-19 em leitos clínicos.
Em leitos de UTI, houve aumento de 7%, variação de 16 pacientes. Com isso, a região tem 243 internados por Covid-19 em UTIs e taxa de ocupação de 88,6%, com 43 leitos livres.
MACRORREGIÃO CENTRO-OESTE
Santa Maria
A região de Santa Maria apresentou incidência de 355,8 casos confirmados por 100 mil habitantes na última semana, aumento de 26,1% frente à semana anterior. É a 9ª maior incidência do Estado entre as 21 regiões covid-19 na última semana, sendo 32,1% superior à média estadual.
Santa Maria apresentou taxa de mortalidade acumulada de 9,11 óbitos por 100 mil habitantes na última semana, aumento de 6,3% frente à semana anterior. É a quarta maior taxa de mortalidade recente do Estado entre as 21 regiões covid-19 na última semana, sendo 43,4% superior à média estadual.
A região de Santa Maria, ao longo da última semana, apresentou elevação de 10,7% internados em leitos clínicos, entre suspeitos e confirmados, variação de 23 pacientes. Com isso, a região tem 238 internados por covid-19 em leitos clínicos. Em leitos de UTI, a região apresentou aumento de 3,1% na última semana, uma variação de quatro pacientes. Sendo assim, a região tem 134 internados por covid-19 em UTIs e taxa de ocupação de 84,7%, com 32 leitos livres. Entre a reunião do GT Saúde e a deliberação do Gabinete de Crise, o número de internados subiu para 139 (86,1%).
O percentual de vacinação na região é 8,5%, a menor proporção da população vacinada com 2ª dose no Estado.
MACRORREGIÃO NORTE
Erechim
A região de Erechim apresentou incidência de 306,1 casos confirmados por 100 mil habitantes na última semana, aumento de 24,2% frente à anterior. Também apresentou taxa de mortalidade acumulada na semana de 4,72 óbitos por 100 mil habitantes na última semana, um aumento de 175,0% frente à anterior.
Além disso, houve um aumento de 44,6% de internados em leitos clínicos, entre suspeitos e confirmados, o que representa uma variação de 25 pacientes. Com isso, a região tem 81 internados por covid-19 em leitos clínicos.
Quanto aos internados em leitos de UTI, a região apresentou uma redução de 3%, variação de menos um paciente. São 32 internados por covid-19 em UTIs, e taxa de ocupação de 80,7%, com 11 leitos livres. A região está a apenas oito pacientes do maior número de internados por covid-19 desde o início da pandemia.
MACRORREGIÃO METROPOLITANA
Taquara
A região de Taquara recebeu um "aviso" porque apresentou incidência de 314,9 casos confirmados por 100 mil habitantes na última semana, aumento de 87,3% frente à semana anterior. Essa incidência representa a 10ª maior do Estado entre as 21 regiões covid-19 na última semana, sendo 16,9% superior à média estadual.
Além disso, a região apresentou taxa de mortalidade acumulada na última semana de 3,4 óbitos por 100 mil habitantes, um aumento de 33,3% frente à anterior.
Ao longo da última semana, Taquara teve elevação de 26,1% internados em leitos de UTI, entre suspeitos e confirmados, o que representa variação de seis pacientes. A região tem 29 internados por covid-19 em UTIs e taxa de ocupação de 36,7%, com 50 leitos livres.
No que diz respeito à vacinação, Taquara apresenta a terceira menor proporção, 9,8%, de toda a população vacinada com a segunda dose no Estado entre as 21 regiões covid-19.
REGIÕES COM ALERTA
- Cachoeira do Sul
- Caxias do Sul (novo Alerta)
- Cruz Alta
- Erechim (novo Alerta)
- Ijuí
- Palmeira das Missões
- Passo Fundo
- Pelotas (novo Alerta)
- Santa Maria (novo Alerta)
- Santa Rosa
- Santo Ângelo
- Uruguaiana
REGIÕES COM AVISO
- Bagé (novo Aviso)
- Capão da Canoa
- Guaíba
- Novo Hamburgo
- Porto Alegre
- Santa Cruz do Sul (novo Aviso)
- Taquara (novo Aviso)