Em reunião realizada na manhã desta quarta-feira (26), representantes da Superintendência dos Portos do Rio Grande do Sul (Portos RS) e das secretarias Estadual e Municipal da Saúde debateram como deve ser a distribuição e aplicação de doses de vacina contra a covid-19 em trabalhadores portuários no Estado, principalmente no município de Rio Grande e na região Sul.
Conforme recomendado pelo Ministério da Saúde na terça-feira (25), o grupo prioritário terá sua imunização antecipada a fim de conter a circulação da doença e o avanço de novas variantes, já que os portos são pontos de entrada para o vírus.
De acordo com a 3ª Coordenadoria Regional de Saúde (3ª CRS), responsável pela região de Rio Grande e Pelotas, durante a reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) foi definido que os trabalhadores portuários receberão doses do imunizante da AstraZeneca/Oxford que chegaram ao Estado nesta quarta.
A coordenadora da 3ª CRS, Caroline Hoffmann, afirma que as vacinas serão distribuídas aos municípios da região na quinta-feira (27) à tarde, mas ressalta que o início da aplicação de doses neste grupo dependerá do cronograma de cada cidade.
Segundo a Portos RS, o Estado conta com três portos públicos, 17 terminais privados e dois estaleiros. A instituição não confirmou quantos trabalhadores receberiam a dose do imunizante, mas informou que realizará um levantamento sobre isso.