Dois hospitais de Santa Maria, na Região Central, receberam equipamentos que vão permitir a abertura de 18 leitos em unidades de terapia intensiva (UTI) para atendimento de pacientes com covid-19. Respiradores e camas foram enviados por órgãos da União e do Estado e também doados por empresas. O desembarque ocorreu na quinta-feira (18), no aeroporto municipal.
Serão oito leitos intensivos no Hospital Regional, que atende pelo Sistema Único de Saúde (SUS), e 10 no Hospital de Caridade Astrogildo de Azevedo, que é privado — os respiradores foram doados pela empresa CVI Refrigerantes por meio do Instituto Cultural Floresta. Com esses novos leitos, Santa Maria passará a contar com 108 leitos de UTI covid.
Nesta sexta-feira (19), quando o município bateu pela quarta vez nesta semana o recorde de internações, com 277 pacientes, 87 deles ocupavam os 90 leitos intensivos, deixando a ocupação em 96,6%, segundo os dados da prefeitura de Santa Maria.
Segundo o diretor do Hospital de Caridade, Luiz Gustavo Thomé, ainda não data definida para que os novos 10 leitos de UTI comecem a funcionar, já que é preciso fazer a instalação e calibragem dos equipamentos. Com esse reforço, o hospital passa a oferecer 50 leitos intensivos para pacientes com covid-19.
Os respiradores e camas entregues ao Hospital Regional fazem parte, segundo a Secretaria Estadual de Saúde (SES), de um lote de 183 novos leitos anunciados pelo governo do Estado no dia 11.
Os materiais foram comprados pela própria SES, também enviados pelo Ministério da Saúde e doados pela empresa JBS. A expectativa é que as vagas começassem a operar entre a tarde desta sexta-feira (19) ou no final de semana.