A partir desta quinta-feira (11), a população poderá realizar testes para covid-19 em drive-thru na Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA). As coletas de PT-PCR ocorrerão no estacionamento da instituição (Rua Sarmento Leite, 245) de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, gratuitamente.
Os interessados devem ingressar na UFCSPA de carro, no ponto onde fica a primeira guarita de estacionamento, e apresentar aos profissionais de saúde um documento de identificação com foto e a requisição para fazer o exame. Após a coleta, as pessoas receberão um comprovante com orientações de como ter acesso ao resultado, que estará disponível após 48 horas.
Elaborada em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e com o apoio da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, a iniciativa visa ampliar o acesso da população à testagem e proporcionar que a coleta seja feita em um local que não realize atendimentos de saúde ou aplicação de vacinas, a fim de reduzir o risco de exposição ao vírus. A ação também recebeu apoio do Exército Brasileiro, que auxiliou na montagem da barraca de testes, e da empresa Termolar, que doou caixas térmicas para alocação dos materiais.
Os testes serão realizados por estudantes voluntários dos cursos de Medicina, Enfermagem, Farmácia e Biomedicina da UFCSPA e de outras universidades, supervisionados por professores da instituição. Já a análise do material será feita pela rede conveniada de laboratórios da SMS, que passará diariamente na área de coleta para buscar os exames e encaminhá-los para esses locais.
Professora e uma das coordenadoras da iniciativa, Maria Eugênia Bresolin Pinto salienta a necessidade de apresentação da requisição por parte dos pacientes para que o exame seja feito, e explica que o documento é obtido por meio de consulta nas unidades básicas de saúde e prontos-atendimentos.
— Para auxiliar nesse processo, está sendo implementado o teleatendimento, em uma parceria da Santa Casa, da SMS e de voluntários da UFCSPA. Nessa plataforma, todo o atendimento será realizado por telefone ou videochamada. Após a consulta, o paciente receberá uma solicitação digital de coleta do exame — orienta.