Com a abertura de mais uma faixa etária da vacinação contra a covid-19 e procura pela segunda dose por aqueles que se vacinaram há cerca de quatro semanas, a manhã desta quarta-feira (10) foi de filas em alguns postos de saúde de Porto Alegre. São 21 unidades aplicando as doses entre 8h e 17h para idosos a partir de 78 anos.
Até terça-feira (9), a vacinação atingia pessoas a partir de 79 anos e estava sendo realizada em 34 unidades de saúde. Conforme a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a redução no número de locais foi para distribuir melhor as vacinas e evitar que eventualmente algum posto ficasse desabastecido e tivessem de ser remanejadas as doses.
Antes mesmo do início da imunização, já havia fila no Posto de Saúde Modelo, no bairro Santana. Cerca de 20 idosos estavam no local. O primeiro a chegar foi seu Vilmar Paiva, 78 anos. Ele mora no mesmo bairro e foi a pé. Chegou 5h30min:
— Estou ansioso. Trouxe minha cadeirinha e nem vejo a hora de me vacinar.
Após o início da imunização, o pátio do Modelo lotou e havia idosos em pé. O tempo entre a retirada da senha e a vacinação estava em cerca de uma hora, uma hora e meia. Após as 10h, o pátio seguia lotado.
Reportagem passou ainda pelas Unidades de Saúde Santa Cecília, São Carlos, Morro Santana, Bananeiras e IAPI. O único local sem fila foi o Bananeiras, na Avenida Aparício Borges.
Nos demais, havia idosos aguardando o início da vacinação. No Morro Santana, eram cerca de 30 pessoas. Uma delas, o senhor Paulo Arruda, 96 anos, que foi levado pelo filho para tomar a segunda dose.
— Depois dessa dose, vou até jogar futebol.
No posto Santa Cecília, na Rua São Manoel, passava de cem o número de pessoas aguardando pela vacina por volta das 10h30min. A fila dava volta em frente ao posto.
Na Unidade São Carlos, junto ao terminal Antônio de Carvalho, os bancos que ficam em frente estavam todos ocupados logo que se iniciou a vacinação. Já na Vila IAPI, no bairro Passo D'Areia, uma fila de 30 idosos estava junto à rampa do lado de fora.
A SMS garante que tem doses suficientes para imunizar essa faixa etária. Atualmente, são cerca de 6 mil doses disponíveis, acima do público estimado pelo IBGE.
Disponíveis na semana passada, os drive-thrus não funcionaram de segunda até esta quarta. A prefeitura irá avaliar, com a chegada das novas doses ocorrida nesta terça-feira (9), se o sistema irá ser reimplantado e se novas faixas etárias serão contempladas.