O governo do Estado decidiu ampliar o limite de ocupação dos hotéis, pousadas e similiares em cidades classificadas nas bandeiras amarela e laranja no sistema de distanciamento controlado.
Na cor amarela, considerada de baixo risco para o coronavírus, a ocupação de quartos passa de 60% para 75%. Na laranja, de risco médio, de 50% para 60%.
A decisão foi confirmada em reunião do gabinete de crise nesta segunda-feira (5). As mudanças entram em vigor quando o decreto for publicado no Diário Oficial do Estado, o que deve ocorrer ainda nesta segunda.
Não houve mudanças de protocolos da rede hoteleira para regiões de bandeira vermelha ou preta. Nesses casos, o limite é, respectivamente, de 40% e 30% de ocupação dos quartos.
Também não houve alteração para os hotéis de beira de estradas e rodovias, para os quais há tetos mais elevados de ocupação.
Outra mudança de protocolo anunciada nesta segunda diz respeito às celebrações religiosas. A partir da publicação do decreto, pessoas que moram na mesma casa poderão sentar lado a lado nos templos religiosos.Até então, a regra determinava “ocupação intercalada de assentos”, sem exceções.
O governo também prepara mudanças nos protocolos para os eventos de grande porte. A tendência é que as decisões sejam oficializadas na próxima semana.