A prefeitura de Alegrete anunciou que vai repetir o lockdown no próximo final de semana. A decisão foi tomada durante uma reunião virtual, na noite desta terça-feira (28), com o comitê municipal de combate ao coronavírus. As restrições mais rígidas na cidade da Fronteira Oeste, com todo o comércio fechado, começam às 21h30 de sexta (31) e terminam às 6h de segunda-feira (3).
De acordo com a Secretaria de Saúde de Alegrete, mais uma morte foi registrada na terça-feira em decorrência da covid-19, além de outros 14 casos de contágio. No total, são 205 casos confirmados de coronavírus, sendo que 130 são considerados recuperados e outros 65 ativos. Dez pessoas morreram no município de cerca de 79 mil habitantes por complicações da doença.
Na semana passada, o prefeito Márcio Amaral havia dito que o resultado do primeiro final de semana de lockdown na cidade era positivo. Foram feitas algumas autuações em bares, armazéns e restaurantes por desrespeito à ordem de fechamento. Apesar disso, o silêncio resultante das atividades paradas era tão expressivo que, segundo o prefeito, "não se ouvia um carro na rua, só os passarinhos cantando". Ele também havia dado sinais de que poderia repetir a medida.
- Sei que é uma situação que nós não queríamos estar decidindo. Mas se não tomarmos atitudes mais restritivas, iremos, sim, pagar um preço muito alto logo mais adiante. Esperamos a colaboração e o entendimento dos alegretenses. É para o bem de todos. E o restante do mundo é testemunha que não temos caminhos fáceis a percorrer. O sacrifício será de todos, infelizmente - declarou Amaral em reunião nesta terça.
A ideia é que, no próximo final de semana, a Brigada Militar reforce o efetivo com soldados de outros municípios da região para aumentar a fiscalização durante o período de lockdown em Alegrete.