A prefeitura de Lajeado, no Vale do Taquari, pretende flexibilizar as regras para atendimento em restaurantes com bufê, permitindo que os próprios clientes sirvam seus pratos. A regra estadual hoje proíbe o chamado autosserviço, determinando que apenas os funcionários do restaurante tenham contato com o bufê.
– Os bufês são o tema prioritário. Teremos reunião nesta tarde (de segunda-feira) com representantes do setor e da vigilância sanitária para estabelecer os protocolos. Eu acredito que essa semana, talvez amanhã, já possa voltar (o autosserviço nos restaurantes com bufê) – diz Marcelo Caumo, prefeito da cidade.
A decisão vem na esteira de um decreto do governo do Estado, publicado na última semana, que permite que municípios flexibilizem regras do distanciamento controlado, caso apresentem ao governo do Estado planos próprios de enfrentamento ao coronavírus. Apenas municípios com bandeira amarela e laranja – hoje todos os 497 municípios do Estado estão nesta condição – podem delinear regras próprias.
O prefeito de Lajeado diz que o município já enviou um plano de contingenciamento há 60 dias. Mas, se for exigido um novo documento pelo governo do Estado, enviará o material para viabilizar a flexibilização na cidade.
– Sim, (se for preciso) a gente faz a adequação e envia um novo plano – garante Caumo.
Conforme o governo do Estado, os planos municipais que substituam regras do distanciamento controlado devem ser “estruturados” e “ter respaldado em evidências científicas”. As regras municipais não precisarão ser aprovadas pelo governo do Estado, passando a valer após o envio. O governo, contudo, garante que os planos municipais serão analisados técnica e juridicamente e que, se não respeitarem as exigências mínimas, serão questionados na Justiça.