A prefeitura de Porto Alegre deu mais um passo para a retomada gradual de atividades no comércio e em serviços nesta terça-feira (19). Agora, foram liberados, com restrições, a presença de clientes em restaurantes, os shoppings, as igrejas, o Mercado Público e outras espaços. O decreto entra em vigor nesta quarta-feira (20).
Quem tem permissão para funcionar
- Estabelecimentos comerciais e de serviços independente do enquadramento
- Mercado Público
- Shoppings, galerias e centros comerciais
- Restaurantes, bares, lancheiras e similares
- Missas, cultos e similares
- Serviços sociais autônomos
- Entidades sindicais
- Museus e bibliotecas
- Clubes de tiro
- Atividades no sistema drive in
- Ensino individual
Proibições foram mantidas
- Casas noturnas, pubs, boates e similares
- Teatros, centros culturais, cinemas e similares
- Clubes sociais e similares
- Quadras esportivas, exceto para esportes individuais
- Atividades de ensino, exceto aulas individuais.
Veja mais
Para serem liberadas, as atividades precisam seguir medidas pré-estabelecidas pelo Executivo municipal de Porto Alegre. Leia mais aqui.
Segundo o decreto do governo estadual, bares não poderiam funcionar nas regiões de bandeira laranja, estabelecida pelo modelo de distanciamento controlado do governo do RS. O prefeito de Porto Alegre diz que essa é uma questão de interpretação. Leia mais aqui
Na visão de donos de lojas e restaurantes, a reabertura gradual é necessária para amenizar os impactos da crise. Por outro lado, há preocupação com incertezas relacionadas à pandemia de coronavírus e ao comportamento do consumidor nas próximas semanas. Leia mais aqui.
– Se alguma coisa sair diferente do que esperávamos, vamos recuar na hora – garante o secretário extraordinário de Enfrentamento ao Coronavírus, Bruno Miragem. Leia mais aqui
– Nesta nova etapa, mais do que nunca será preciso contar com o bom senso de todos quanto ao respeito dos novos protocolos a fim de mantermos a Capital como uma das cidades com menor ritmo de avanço da doença - explicou. Leia mais aqui.