O prefeito de Porto Alegre, Nelson Marchezan, publicou nesta terça-feira (19) um decreto com as novas medidas a respeito de atividades permitidas durante a pandemia do coronavírus. Conforme antecipou GaúchaZH, o decreto permitiu a abertura de mais empreendimentos, entre eles o setor de bares e restaurantes, duramente atingido pela não circulação de pessoas. Para elaborar as novas regras, o prefeito manteve o diálogo com representantes das categorias contempladas, a fim de estabelecer protocolos de segurança, como o distanciamento do público e o uso de máscaras.
À coluna, o prefeito voltou a enfatizar a necessidade de responsabilidade por parte de moradores e trabalhadores da Capital, e ressaltou que a conduta foi determinante para assegurar um índice mais baixo de propagação da doença. Ele explica que a liberação de novas atividades só será possível porque grande parte dos cidadãos compreenderam a necessidade de respeito às medidas mais restritivas, decretadas no início da pandemia.
- A retomada de novos setores ocorre porque boa parte dos porto alegrenses entendeu que também precisa fazer a sua parte, respeitando as medidas determinadas pela prefeitura e pelos órgãos responsáveis pelo enfrentamento à pandemia. Nesta nova etapa, mais do que nunca será preciso contar com o bom senso de todos quanto ao respeito dos novos protocolos a fim de mantermos a Capital como uma das cidades com menor ritmo de avanço da doença - explicou.
De acordo com as informações adiantadas pela colunista Rosane de Oliveira, o decreto deverá trazer a autorização para a reabertura, com restrições, de bares, restaurantes, shopping centers, academias de ginástica, museus e bibliotecas. As igrejas devem receber autorização para reabrir as portas, mas com limitação do número de pessoas