Técnicos da prefeitura de Porto Alegre trabalham intensamente nesta segunda-feira (18) na redação de um novo decreto que trata sobre as atividades permitidas durante a pandemia do coronavírus na Capital. O que é certo até aqui, conforme a coluna apurou, é que novas atividades serão liberadas, a partir de um diálogo construído junto a entidades e setores diretamente envolvidos nos serviços que hoje estão restritos. A liberação ocorrerá, claro, com a adoção de protocolos e medidas pré-determinadas como, por exemplo, o uso de máscaras e o respeito ao distanciamento de público.
Ainda não é possível, contudo, assegurar quais atividades estão contempladas nessa nova leva de medidas. Na sexta-feira, em entrevista ao programa Bom dia Rio Grande, da RBSTV, o prefeito Nelson Marchezan já havia sinalizado de forma positiva à ampliação de atividades permitidas, entre elas a abertura de shoppings, por exemplo.
Pela manhã, o prefeito Marchezan esteve reunido com a equipe, certificando-se dos detalhes da redação do novo decreto. Outro ponto: ainda não há definição sobre se o documento será publicado no Diário Oficial hoje ou amanhã. Pode ser que o anúncio das medidas ocorra antes (hoje) e a publicação fique para amanhã, terça-feira, considerando a complexidade do texto.
Cabe ressaltar ainda que a edição de novas medidas - menos restritivas - leva em conta uma série de fatores e há muito cuidado por parte do gabinete criado para formular o planejamento. Entre os dados observados estão o número de leitos ofertados na Capital, para tratamento de pacientes com a covid-19, e também os números de novos casos surgidos nas últimas semanas.