Afetado por enchentes em 2023 e 2024, o Vale do Taquari luta para se reerguer. Com o objetivo de promover a retomada econômica e turística da região, a Associação Amigos de Cristo de Encantado (AACE), com apoio da Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amturvales), lançou, nesta sexta-feira (19), a campanha Visite o Vale do Taquari, desfrute dos atrativos turísticos locais e acesse gratuitamente o Cristo Protetor de Encantado.
Mais de 300 empreendimentos de diferentes municípios da região aderiram à iniciativa, que começa neste sábado (20) e funcionará todos os fins de semana até o dia 25 de agosto. Para ganhar o acesso gratuito ao Cristo Protetor de Encantado, os turistas precisam consumir em um dos restaurantes, hotéis ou comércios participantes e publicar nas redes sociais. Os locais darão aos visitantes um voucher assinado que, mediante comprovação da publicação na internet, poderá ser trocado por um bilhete para visitar o monumento.
— A ideia é a gente dar uma alavancada, agora, nessa época que teria um fluxo mais baixo. Então pega uma parte desse mês ainda, com as férias de inverno e um período depois. A gente vê essa necessidade de fazer um fortalecimento e trazer novamente turistas para cá, porque os empreendimentos estão sofrendo com pouco fluxo de pessoas. É muito importante para a retomada dessa matriz econômica — afirma o presidente da AACE, Robison Gonzatti.
Além de convidar a população a conhecer o Vale do Taquari, a iniciativa visa incentivar o consumo em empreendimentos locais. Para Gonzatti, o Cristo Protetor de Encantado é um dos principais atrativos turísticos da região e pode ajudar a impulsionar outras empresas do ramo. Glória Villa, proprietária da pousada intimista Altos da Glória, em Encantado, acredita que a campanha trará bons resultados:
— Fomos muito afetados. Eu acredito que tivemos uma perda considerável, em torno de 70% ou 80% (no número de hóspedes). Qualquer tipo de iniciativa e campanha agora é uma luz. E essa foi bem significativa porque contempla todos os empreendimentos. Permite que a gente dê um incentivo ao nosso cliente.
Segundo a proposta, os empresários poderão decidir o valor de consumo necessário para gerar um voucher. Para validar o cupom, o visitante precisa postar uma foto ou vídeo marcando o empreendimento nas redes sociais e o Cristo Protetor no Instagram. Ao chegar à bilheteria do monumento, basta apresentar o voucher e mostrar a publicação para ganhar acesso gratuito.
A lista de empreendimentos participantes será divulgada em breve pela Amturvales no Instagram.
O complexo do Cristo Protetor ainda está em obras e, por isso, a iniciativa só é válida aos sábados e domingos. A previsão é que o local seja finalizado e oficialmente inaugurado ainda este ano.