Previsto para começar a operar em dezembro, o Aeroporto Binacional de Rivera pode servir para impulsionar a presença de turistas brasileiros no Uruguai durante o próximo verão. A nova estrutura ficará localizada na fronteira com o Rio Grande do Sul, a cerca de 10 quilômetros do centro de Santana do Livramento, e pertencerá aos dois países. Trata-se de uma reforma no local, construído em 1979.
A reinauguração surge como uma nova opção para chegada de turistas do Brasil, que já vem aumentando em 2023. Foram 150 mil apenas entre julho e setembro, um recorde nos últimos dez anos.
Na prática, o uso compartilhado entre os dois governos permitirá que as companhias aéreas brasileiros possam operar com voos domésticos, como se fosse para um destino nacional. Isso fará com que os preços das passagens sejam inferiores aos atuais, para Montevidéu. Há ainda a previsão de viagens de Rivera à capital uruguaia, que também serão consideradas domésticas.
As operações disponíveis e os valores das passagens só serão conhecidos após o início das atividades, previsto para o próximo dia 11. O governo uruguaio corre contra o tempo para conseguir viabilizar as conexões aéreas durante a temporada de verão, mais visada pelos turistas.
— Nós não temos ainda a confirmação, tem muito interesse (nos voos no verão), depois do dia 11 de dezembro que vamos fazer a reinauguração. Depois, junto aos operadores do aeroporto e com algumas companhias aéreas brasileiras, vamos tratar de fechar voos desde o interior do Brasil, para Porto Alegre, e depois Livramento e Rivera, que são voos nacionais, estendendo de Rivera a Montevideo — comentou o Ministro Tabaré Viera, durante o lançamento da temporada de verão 2023/24.
Com o amplo funcionamento, o país vizinho espera atrair principalmente brasileiros que vivem em outras regiões. Para os gaúchos, viagens de carro e ônibus poderão seguir sendo mais vantajosas, dependendo da cidade em que vivem.
— O Rio Grande do Sul conhece o Uruguai. Mas o brasileiro (de outros Estados) ainda não conhece — complementa Viera.
A reforma recebeu investimentos de 12,8 milhões de dólares (R$ 62,60 milhões na cotação atual). O aeroporto irá servir também para fins comerciais, aproximando o transporte de mercadorias entre os dois países.
*O repórter viajou a convite do Ministério do Turismo do Uruguai