O verão já começou em um dos principais destinos turísticos dos gaúchos. O governo uruguaio lançou, na noite desta sexta-feira (17), a campanha oficial para atrair visitantes na temporada 2023-2024. O evento ocorreu em um hotel na cidade praiana de La Paloma, a 224 quilômetros da capital Montevidéu.
O objetivo nesta temporada é manter o crescimento do setor, que ainda se recupera da pandemia, em que as fronteiras ficaram fechadas.
Há ainda um esforço por parte dos uruguaios em atrair mais brasileiros para o outro lado da fronteira. No ano passado, eles representaram apenas 13% do total de turistas, composto em sua maioria por argentinos (47%). No entanto, de julho a setembro, cerca de 150 mil brasileiros visitaram o Uruguai, um novo recorde para o trimestre.
— Acho que o brasileiro ainda não conhece. O Rio Grande do Sul conhece o Uruguai. Mas lá para cima, recém estão conhecendoo que oferece esse país, com muita diversidade. Bons vinhos, boas vinícolas turísticas são coisas que o brasileiro procura muito — afirma o ministro do turismo Tabaré Viera.
Desde o ano passado, o governo oferece medidas para pesar menos o bolso do turista que cruza a fronteira, como a isenção de impostos para serviços, como hospedagem e gastronomia. O benefício deve seguir até abril de 2024. Há ainda a expectativa de que a oferta de voos aumente, com a inauguração do aeroporto em Rivera, na fronteira com o Rio Grande do Sul, prevista para o próximo mês. O governo ainda não sabe se será possível ter novas operações já para o período do verão.
— Nós não temos ainda a confirmação, mas temos muito interesse. Depois do dia 11 de dezembro, que vamos fazer a reinauguração, vamos tratar de fechar voos vindos de Porto Alegre e demais partes do Brasil— complementa o ministro.
Repórter viajou a convite do Ministério do Turismo do Uruguai.