O ministro do Turismo do Uruguai, Tabaré Viera, defendeu na noite desta sexta-feira (18) uma maior integração entre os países membros do Mercado Comum do Sul (Mercosul) e, mais, entre todas as nações da América do Sul. Durante o lançamento da temporada de verão uruguaia, ocorrido em Punta del Este, o comandante da pasta destacou a importância especialmente de facilitar o trânsito de pessoas.
— Eu não posso acreditar que, depois de 30 anos de Mercosul, ainda tenhamos que fazer migrações e trâmites para passar de um país para o outro. O que acontece na Europa é o que eu sonho: uma maior integração, pelo menos no livre trânsito de pessoas — observou Viera.
Em conversa com jornalistas brasileiros, o ministro afirmou que a mudança de governo no Brasil, com a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, deverá trazer mudanças sobretudo em políticas internas, mas que a política exterior brasileira costuma ser muito estável.
— Historicamente, o Uruguai e o Brasil têm boas relações, isso vem da nossa história. Seguramente, continuaremos aprofundando essa relação comercial através do Mercosul, mas esperamos que se mantenha a intenção de abrir mais o Mercosul para o comércio exterior e de concretizar alguns acordos que, em 30 anos, não se foi adiante — pontuou o uruguaio.
A posse em 2020 do atual presidente do Uruguai, Luis Lacalle Pou, marcou o retorno da direita ao poder no país após 15 anos de governos de esquerda. Com a posse de Lula no Brasil, prevista para 1º de janeiro de 2023, as nações vizinhas voltarão a ficar em esferas ideológicas distintas.
O ministro ainda relatou que, recentemente, em reunião de ministros do Mercosul ampliada, com a participação também de Chile e Bolívia, se decidiu pela realização de uma campanha conjunta com o slogan "Visite a América do Sul", voltada para mercados mais distantes, como o asiático e o árabe. Para a última semana de novembro está marcado um novo encontro entre as autoridades, que deve definir como essa campanha acontecerá.
* A repórter viajou a convite do Ministério do Turismo do Uruguai.