A Polícia Federal (PF) informou que a emissão de novos passaportes será suspensa a partir deste sábado (19). Segundo a instituição, a medida ocorre devido à "insuficiência do orçamento destinado às atividades de controle migratório e emissão de documentos de viagem".
A decisão foi informada por meio de uma nota à imprensa nesta sexta-feira (18).
A PF afirma que o agendamento online do serviço e o atendimento nos postos da PF continuarão com atendimento normal. No entanto, não há previsão para entrega do passaporte solicitado enquanto não for normalizada a situação orçamentária.
Apenas a emissão do passaporte de emergência seguirá normal. Mas, para obter o documento, o viajante deverá comprovar a necessidade do passaporte com urgência em uma situação na qual o solicitante não possa aguardar o prazo de entrega.
Segundo a PF, usuários que foram atendidos nos postos de emissão até esta sexta receberão seus passaportes normalmente. "Os demais serviços prestados pela PF não serão afetados. A Polícia Federal acompanha atentamente a situação junto ao Governo Federal para o restabelecimento completo do serviço", afirmou a corporação na nota.