Com os feriados e festas de fim de ano se aproximando, hotéis da Serra Gaúcha começam a registrar um aumento significativo no preço das diárias. Em Gramado, por exemplo, uma diária em um hotel quatro estrelas pode sair por R$ 1.450, valor mais caro do que em hospedagem semelhante em alguns lugares da Europa. Segundo o presidente do Sindicato da Hotelaria, Restaurantes, Bares, Parques, Museus e Similares da Região das Hortênsias (SindTur), Mauro Sales, esse fenômeno é comum nesta época do ano.
Em entrevista ao Gaúcha Atualidade, da Rádio Gaúcha, nesta quinta-feira (4), Sales nega que os aumentos estejam relacionados apenas às perdas que o setor teve durante a pandemia de coronavírus.
— As empresas ainda estão passando por dificuldades, mas é uma situação normal no mundo inteiro. A oscilação é algo normal neste período de feriado, onde há maior demanda (...) Hotelaria sempre é um termômetro— afirmou.
O presidente da SindTur afirmou ainda que a região da Serra também oferece serviços "mais em conta" e que a rede hoteleira de Gramado e Canela possui mais de 300 hotéis e pousadas — desde empreendimentos luxuosos até ambientes menores administrados por famílias.
— Temos hospedagem para todos os tipos de gostos e orçamentos. Se este proprietário (que oferta um serviço mais caro) oferece esse preço, ele provavelmente tem cliente para isso. Mas para quem não quer pagar, também tem opções maravilhosas, com excelentes estruturas e atendimentos — disse.
Sales afirma que, para conseguir um preço melhor, é recomendado o cliente entrar em contato diretamente com o hotel, já que o valor anunciado em sites e aplicativos de viagem, por exemplo, é maior, pois os estabelecimentos pagam um valor extra quando alguém faz a transação por meio desses canais.
Hospedagem no Litoral Norte
Assim como na Serra, o setor hoteleiro do Litoral Note se prepara para receber muitos visitantes graças ao turismo interno estimulado pela pandemia.
Também em entrevista ao Gaúcha Atualidade, Ivone Ferraz, presidente do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares do Litoral Norte, disse que os hotéis da região já estão com 70% de ocupação nas reservas para os feriados deste fim de ano.
— Estamos com uma expectativa maravilhosa. Vamos ter movimento bom, já que as pessoas estão vacinadas — disse.
Sobre valores, a presidente disse que a competição com sites que alugam apartamentos são "uma pedra no sapato" de quem trabalha no setor.
— Há muitas hospedagens irregulares. Isso tomou conta porque é mais barato, mas nem sempre o mais barato é seguro e legal — afirmou Ivone.