Como bons vizinhos que são, Rio Grande do Sul e Santa Catarina estarão ainda mais facilmente conectados na alta temporada. Destino tradicional dos gaúchos, Florianópolis vive a expectativa de forte retomada do turismo, depois de um veraneio de 2021 afetado pela pandemia de coronavírus e com muitos destinos internacionais ainda barrados para brasileiros em razão da crise sanitária.
Para impulsionar essa volta do grande público à cena catarinense, somam-se às paisagens paradisíacas da Ilha da Magia, às fartas opções gastronômicas e à oferta de passeios ricos em história e cultura (veja algumas opções abaixo) novos voos diretos entre o interior gaúcho e a capital vizinha — o que até então só era possível a partir de Porto Alegre — entre dezembro e janeiro próximos.
O anúncio foi feito no início do mês pela Azul Linhas Aéreas, em evento que marcou os dois anos do novo Floripa Airport, administrado pelo grupo suíço Zurich Airport. Por si só, já é uma atração da cidade, com terraço panorâmico aberto à visitação e locação para eventos, além de espaço boulevard, com 50 pontos comerciais, entre gastronomia, lojas e entretenimento.
A companhia revelou que, no período, terá 10 novas rotas diretas para Florianópolis, de diferentes regiões do país, incluindo Pelotas, Passo Fundo, Santa Maria e Uruguaiana. Os tickets já estão à venda (veja datas, horários e frequência abaixo). A expectativa da companhia é de recuperar cerca de 95% das vendas de passagens registradas antes do início da pandemia e de movimentar 60 mil passageiros em seis semanas de operação.
— Esses novos voos vão operar do dia 20 de dezembro até 31 de janeiro. A gente espera grande frequência de passageiros nesses voos, porque a gente sabe que, especialmente nesse verão, os brasileiros estão ávidos por viajar novamente, principalmente dentro do Brasil, evitando as dificuldades de uma viagem internacional nesse período que ainda vivemos — destacou Marcelo Bento Ribeiro, diretor de relações institucionais da empresa de aviação.
Cidade, praias, bares, restaurantes, história e cultura
Velha novidade
Depois de 30 anos fechada, a Ponte Hercílio Luz voltou a receber carros e pedestres em dezembro de 2019, poucos meses antes de ser decretada a pandemia. Portanto, para quem não visitou a Ilha da Magia de lá pra cá, é, sem dúvida, a maior novidade em termos turísticos da capital catarinense. Sábado e domingo, o passeio pela estrutura imponente, com 900 metros de comprimento e 90 metros da torre até o mar, é exclusivo a pedestres. Durante a semana, é liberado para veículos. Com “sorte” e vento forte, os corajosos podem sentir um arrepiante balanço sob seus pés. No entorno, o Largo da Praça na Luz, revitalizado, tem paisagem natural, mirante para a ponte, café e ponto estratégico para fotos.
Região central
Um circuito a pé pela região central de Florianópolis contempla o charmoso Mercado Público Municipal — com suas lojas de calçados, aviamentos e uma infinidade de iguarias, além de botecos —, a Catedral Metropolitana, a Praça 15 de Novembro — com sua figueira centenária de “braços” já apoiados por estruturas metálicas — e o Palácio Cruz e Sousa, antigo Palácio Rosado, sede do Museu Histórico de SC, cuja visitação é gratuita e imperdível: uma aula de história.
Sul da ilha
É na parte sul de Florianópolis que ficam cenários belíssimos de águas cristalinas e morros para trilhas como as praias da Joaquina — com a maior infraestrutura da região, badalada por campeonatos de surfe e frequentada inclusive à noite —, da Armação e Pântano do Sul, além da Lagoa da Conceição e do Parque da Lagoa do Peri — um dos últimos remanescentes de Mata Atlântica e maior lagoa de água doce da costa catarinense.
Pinga, papel e caneta
Voltemos à praia da Armação para um adendo: é impossível passar sem parar para tirar foto, provar uma boa pinga oferecida gentilmente a quem bisbilhota e deixar um bilhete entre os mais de 70 mil (dizem!) pendurados pelas paredes e teto do apaixonante Bar do Arante. É um deleite para o estômago (comida caseira à base de peixe fresco), para as câmeras de celular e diversão garantida para quem se aventura a ler o conteúdo dos recadinhos.
Refeição à beira–mar
A comunidade de Ribeirão da Ilha podia ter saído de uma novela de época. Encantadora, tem igrejinha, ruas estreitas, casinhas coloridas, artesão mostrando sua arte na calçada. E também o mais bonito e delicioso restaurante da região: o Rancho Açoriano. Comer uma entradinha de ostras e uma espetacular garoupa com crosta crocante recém pescadas, a metros de distância, sobre um deque dentro d’água é uma experiência fabulosa em sabor e visual. Vale o investimento.
A pandemia
Ao contrário do Rio Grande do Sul, onde é exigido passaporte vacinal para frequentar determinados tipos de eventos e locais, não há essa exigência em SC. O uso de máscara é obrigatório, e medidas como distanciamento social, evitar aglomerações e buscar ambientes ao ar livre e com ventilação natural são recomendadas.
No caso de viagens para destinos que exigem o comprovante de vacina, este controle costuma ser feito pela companhia aérea antes do embarque, informa a Floripa Airport, orientando que o passageiro sempre se informe com a companhia sobre exigência de comprovante ou testes covid, que possam ser exigidos pelo local de destino. No Aeroporto de Florianópolis, há laboratório para realização de todos os tipos de teste contra a covid-19.
As rotas
Uruguaiana-Florianópolis
Entre 26/12/21 e 30/1/22
Domingos
- URG (10:40) l FLN (13:05)
- FLN (14:00) l URG (16:25)
Passo fundo-Florianópolis
Entre 21/12/21 e 30/1/22
Terças, quintas e domingos
- PFB (10:50) l FLN (11:40)
- FLN (12:45) l PFB (13:45)
Pelotas-Florianópolis
Entre 20/12/21 e 28/1/22
Segundas, quartas e sextas
- PET (12:30) l FLN (14:15)
- FLN (15:00) l PET (16:45)
Santa Maria-Florianópolis
Entre 21/12/21 e 29/1/22
Terças, quintas e sábados
- RIA (12:40) l FLN (14:20)
- FLN (15:00) l RIA (16:40)
Fonte: Azul Linhas Aéreas
*A repórter viajou a convite da Azul e Floripa Airport.