O inverno está chegando. Para marcar a nova estação, convidamos os leitores de GaúchaZH e do caderno Viagem a compartilhar momentos que fazem jus à típica expressão gaúcha.
"A montanha Rigi é conhecida como a rainha das montanhas na região de Lucerna, na Suíça, devido à majestosa vista que podemos apreciar do topo. Estivemos lá no auge do inverno e pegamos a temperatura negativa: -7°C. Foi uma experiência única no meio de muita neve. Para nos proteger do frio, tomamos vinho antes de sair para brincar na neve e curtir a paisagem."
Virginia Zorzetto e Diego Corato
De Sarandi, em janeiro de 2018
"Gosto muito de inverno, bem frio, de preferência. Por esse motivo, faço na estação boa parte das minhas viagens de férias. Esta foto é em Cortina D´Ampezzo, uma estação de esqui na Itália que fica localizada na província de Belluno, no Veneto, e é conhecida como a Rainha das Dolomitas (cadeia de montanhas aonde se localiza). As paisagens são espetaculares, e se tem fácil acesso às montanhas mais altas no entorno da cidade, como essa da imagem, o monte Faloria. Visual de tirar o fôlego. Além de neve e lindas paisagens, Cortina é uma cidade bem charmosa, com bons hotéis e bons restaurantes."
Alexandre Chini
De Porto Alegre
"Com o frio de renguear cusco da Islândia, o branco predomina na paisagem, e nem as águas conseguem seguir direito seu curso."
Jurema, Gabriela e Janaína Faé
De Ipê, em fevereiro de 2018
"Cajón del Maipo é um cânion localizado na porção sudeste do Andes, na Região Metropolitana de Santiago do Chile. Engloba a bacia do alto Rio Maipo, que se estabeleceu em um vale estreito. No sinuoso caminho, pode-se visualizar uma série de gélidos rios confluentes como o El Volcán, o Colorado e o Yeso, além de riachos que formam um belíssimo lago natural de águas translúcidas e cercado de neve."
César, Andréa e Enrico Gregianin
De Porto Alegre, em agosto de 2018
"Essa foto, em frente à Rathaus de Viena, sintetiza as férias inesquecíveis pelo leste europeu. Fiquei fascinada com a neve e não deixei de fazer nenhum passeio. Enfrentar o frio foi sinônimo de diversão."
Thirza Torres Moreira
De Caçapava do Sul, em fevereiro de 2017
"Apesar do frio, estes simpáticos cuscos puxam os trenós com alegria e fazem ser muito divertido o passeio ao Vale de Lobos em Ushuaia, na Argentina. O delicioso chocolate quente servido também ajuda a suportar o frio, enquanto apreciamos a beleza natural do lugar."
Simone Rosales
De Porto Alegre, em agosto 2013
"Bariloche, na Argentina, é o destino certo para os amantes do frio, principalmente no inverno. Essa foto foi tirada em uma das montanhas mais famosas da cidade, o Cerro Catedral, onde há estações de esquis, teleféricos e refúgios para aproveitar o dia. No inverno, costuma sempre nevar muito, e no dia da foto fazia 0°C. Lugar com paisagens únicas e cidade apaixonante, vale muito a pena visitar."
Letícia Carteri
De Veranópolis, em agosto de 2018
"O Glaciar Perito Moreno, na Patagônia (Argentina), é uma exceção no mundo, pois, ao invés de estar derretendo, aumenta a cada ano. A imponência fará você suspirar. A experiência de estar diante de enormes paredões azulados de gelo é indescritível. A dica é fazer um trekking passando por cima do Glaciar e, no final do percurso, tomar uma boa dose de uísque com o próprio gelo do local."
Fernando Muratore
De Porto Alegre, em novembro de 2018
"Brunate é uma famosa comuna italiana às margens do Lago de Como. No dia da foto, a temperatura beirava 0°C. Ao fundo, observa-se o belíssimo lago, bem como os Alpes. Estando lá, entende-se o motivo de ser conhecida como A Varanda dos Alpes."
Jair Paulo Schaparini
De Canoas, em janeiro de 2019