"Uma coisa legal de Bergen é que, não importa a época do ano em que você a visite, sempre vai ter alguma coisa charmosa e pitoresca para ver e fazer", diz o estilista e alfaiate T-Michael, que mora nessa cidade chuvosa há mais de duas décadas.
Aninhada entre as montanhas cobertas de neve e os fiordes glaciais da porção ocidental da Noruega, o centro costeiro geralmente está associado ao mau tempo – mas não dá nem para desconfiar desse detalhe quando você se depara com o famoso esteta, impecavelmente vestido em um quimono masculino de sua própria criação e um poncho forrado de lã caxemira da grife que ajudou a fundar, a Norwegian Rain. Assumindo o espírito local de valorização dos espaços ao ar livre, o famoso ganense conta que a melhor vista da cidade que adotou como sua é a do cume do Monte Floyen, uma das várias montanhas que a cercam. "O tempo chuvoso deixa tudo melancólico", comenta, antes de listar seus cinco lugares favoritos na segunda maior cidade do país.
1. Hoggorm
Para comer pizza e ostras, T-Michael gosta de ir a essa casa minúscula e descolada, inaugurada no início de 2018. "A seleção de vinhos é excepcional. Gosto também porque é bem despojada, não tem nada muito extravagante." Sua redonda favorita não leva molho, só uma combinação dos queijos locais. "É forte, e ainda tem uma pimentinha para realçar o sabor."
Nygardsgaten 29; facebook.com/Hoggormpizza
2. Aldea
Tem forja, oficina de metais e carpintaria que os artistas podem utilizar para criar suas peças, e uma galeria no andar de baixo, para a exposição das obras.
T-MICHAEL
estilista e alfaiate
Esse coletivo de artistas e espaço de galeria é "o ponto mais badalado de arte e criatividade da cidade no momento", conta ele. "Tem forja, oficina de metais e carpintaria que os artistas podem utilizar para criar suas peças, e uma galeria no andar de baixo, para a exposição das obras. Sempre que posso, venho dar uma espiada."
C. Sundtsgate 55; aldea.art
3. Bors Bar
Para bebericar coquetéis, seu lugar favorito fica escondido em um prédio de tijolos do século XIX que já foi sede da bolsa de valores e hoje abriga o elegante Bors Hotel, inaugurado em 2017. "O interior é bem tradicional", comenta, referindo-se ao bar com paredes forradas de espelhos. "É um lugar ótimo para tomar um drinque, mas pouca gente conhece. Adoro sentar ali, curtindo o clima, beber um negroni e relaxar."
Vagsallmenningen 1; bergenbors.no/en/stories/baren-pa-bergen-bors
4. Apollon
"O Apollon é diferente porque é loja de discos e bar também. Você pode tomar um drinque ou só dar uma volta, uma espiada nos discos. Recomendo sentar perto da janela e ficar vendo o pessoal lá fora", comenta sobre essa verdadeira instituição local, famosa pela música ao vivo e pela cerveja artesanal.
Nygardsgaten 2A; apollon.no
5. Lot333
Pertinho do ateliê e showroom de T-Michael, no centro, essa loja "oferece uma das melhores seleções de roupas da Noruega", segundo ele. "E a forma como começou também é bem interessante. Antes de ser famoso, Banksy presenteou o dono com uma de suas obras, que mais tarde ele leiloou para poder financiar a loja, que vende roupas masculinas e femininas. E a chamou de Lot333, o número do lote no qual a peça foi vendida na Sotheby's."
Kong Oscars Gate 18; lot333.no
Por Ingrid K. Williams