Um tapete com mais de 500 mil flores poderá ser admirado entre esta quinta-feira (16) e domingo (19) na Grand-Place, em Bruxelas (Bélgica) — a iniciativa atrai 10 mil pessoas à capital belga a cada dois anos.
Neste ano, pela primeira vez em sua história, o Tapete de Flores terá um tema latino-americano, dedicado a Guanajuato, uma região mexicana rica em cultura, história e tradição de flores. Para celebrar o 20º aniversário da Grand-Place como Patrimônio Mundial da Unesco, os visitantes também serão presenteados com uma exposição de flores na Place de la Bourse.
O design original do tapete foi produzido pela jovem designer gráfica Ana Rosa Aguilar Aguado, de Uriangato. Ela incorporou muitos símbolos típicos, elementos naturais e temas da cultura tradicional de Guanajuato para produzir uma obra harmoniosa nas características cores marrom-avermelhadas da região. Posteriormente, Mark Schautteet, o designer permanente do Tapete de Flores de Bruxelas, traduziu seu design para uma criação floral em formato de tamanho real.
Segundo a organização, esse é projeto mais complexo desde o primeiro Tapete de Flores, em 1971, devido ao grande número de detalhes. Cerca de cem voluntários montaram o gigantesco quebra-cabeça de flores medindo 75 por 24 metros em menos de oito horas. Bom para uma superfície de mais de 1,8 mil metros quadrados, incluindo dálias, grama e casca, além das famosas begônias belgas da região de Ghent.