A Bélgica é um lugar incrível! Em novembro de 2010 estive por lá, ocasião em que foi possível conhecer um pouco da história e da cultura desse país fascinante e apaixonante. Há vários prédios históricos que chamam atenção, principalmente em Bruxelas.
A basílica do Sagrado Coração (Koekelberg) é a sexta maior do mundo, erguida em comemoração aos 75 anos de independência da Bélgica. Localizada em frente ao imponente Boulevard Léopold II, também abriga um teatro e dois museus, e é possível acrescentar seu nome para as orações do dia.
Já o Atomium é uma grande escultura de 102 metros de altura, construída para a Expo 58. Inicialmente era para ser exposta por apenas seis meses, mas sobrevive até hoje como ponto turístico de Bruxelas, no Heysel Park. A estrutura representa uma molécula de ferro ampliada 165 bilhões de vezes, com tubos que ligam as nove partes formando oito vértices, com janelas que permitem uma bela vista da cidade.
O Manneken Pis, uma pequena fonte de bronze de apenas 60 centímetros, é outra atração em Bruxelas. A estátua estava fantasiada, o que é uma tradição para homenagear a lenda do menino que apagou um incêndio fazendo xixi (entre outras histórias de sua origem). A que está lá hoje não é a original de 1619 (roubada e despedaçada por um ladrão), e sim uma réplica feita em 1818.
Outro local interessante é a Grand Place, a praça central de Bruxelas, onde estão localizadas a prefeitura (Hôtel de Ville) e a Câmara Municipal. Perto dali está o Delirium Café, bar famoso por sua impressionante carta com 2,4 mil cervejas diferentes - a maior do mundo, merecendo até reconhecimento do Guinness Book.
Finalmente, há o Parlamento Europeu, que é sediado na capital belga. Tive a oportunidade de visitá-lo, inclusive o plenário e as salas das Comissões da União Europeia.
Perfil
Eduardo Gil da Silva Carreira é advogado em Pelotas
Lugares que conhece: Espanha, Alemanha, França, Guatemala, Portugal, Uruguai, Argentina, Estados Unidos. No Brasil, São Paulo, Atibaia, Manaus, Belo Horizonte, Florianópolis, Brusque, Salvador, Brasília, Londrina e mais algumas cidades do Rio Grande do Sul
Ainda quer conhecer: Chile, Canadá, a região do Porto (Portugal), Japão e Austrália
Na seção Seu Olhar, os leitores do caderno Viagem compartilham suas experiências em destinos pelo mundo de acordo com desafios propostos por ZH semanalmente. Confira mais desafios em http://zhora.co/seuolharzh