Na seção Seu Olhar, os leitores do caderno Viagem compartilham suas experiências em destinos pelo mundo de acordo com desafios propostos por ZH semanalmente. Confira mais desafios.
"Recentemente, saímos do nosso inverno gaúcho para o quente e ensolarado sul da França. Visitamos as regiões de Côte du Rhône e Provence, em excursão organizada por uma amiga enóloga para visitar vinícolas onde se fazem alguns dos melhores vinhos do mundo. Percorremos as regiões de Beaujolais, Gigondas, Châteauneuf-du-Pape e imediações, com suas charmosas aldeias, chegando até Cassis, no Mediterrâneo.
Como bônus, visitamos as plantações de lavanda, em plena floração, no plateau de Valensole. Um espetáculo da natureza, modificada pelo homem, só comparável, talvez, aos campos de tulipas da Holanda. Flores a perder de vista, em fileiras, com montanhas ao fundo. Curiosamente, as flores quase não têm cheiro. O perfume só aparece após a destilação do óleo essencial, nos alambiques das diversas fábricas da região."
Júlio e Iná González, de Porto Alegre. Viajaram à França entre junho e julho deste ano
"A França é um país pródigo em cenários naturais encantadores. O Tour do Mont Blanc é um espetacular trekking que percorre regiões alpinas de França, Suíça e Itália, circundando o maciço e brindando os caminhantes com paisagens bucólicas e impressionantes vistas de suas belíssimas montanhas. Partindo de Chamonix, podemos nos deslumbrar com os visuais do imponente Mont Blanc, com 4.810 metros de altitude."
Rosângela Loeblein
De Campo Bom, em setembro de 2014
"Na rota do vinho da Alsácia, está o charmoso vilarejo de Riquewihr, onde se anda por estreitas ruas de pedra admirando casas medievais e renascentistas, balcões e pátios floridos."
Maria Olivia Bandeira Martha
De Porto Alegre, em setembro de 2014
"Uma vista imperdível e gratuita de Paris, do último andar das Galeries Lafayette."
Mariane Guimarães e Victoria Ketzer
De Porto Alegre, em março de 2017
"A romântica Torre Eiffel, em Paris, serve de cenário para inúmeros casais apaixonados selarem votos de matrimônio ou fazer pedidos de casamento. O monumento, projetado pelo engenheiro francês Gustave Eiffel, serviu como símbolo para a Exposição Universal de 1889 e levou dois anos para ser construído, totalmente em ferro. A torre tem 324 metros de altura e, até o ano de 1930, foi considerada a estrutura mais alta do mundo, quando perdeu o posto para o Chrysler Building."
Alexandre Diesel Bender e Deise Osório Figueiredo
Em março de 2016
"O Palácio de Versalhes, ou Le Château de Versailles, contempla belas paisagens de seus enormes jardins, relíquia monumental que revela sua beleza rica em detalhes tanto por dentro quanto por fora do palácio. Destaca-se, também, a Galeria dos Espelhos (Galerie des Glaces), com 17 arcos revestidos com espelhos que refletem as 17 janelas em formato de arco viradas para o jardim."
Larissa Delavedova
De Porto Alegre, em junho de 2016
"Os pontos turísticos mais visitados em Paris são a Torre Eiffel, linda e imponente, principalmente à noite, e o Museu do Louvre, com uma estrutura impressionante e com grandes obras expostas. Já o Palácio de Versalhes, na cidade de Versalhes, distante uns 30 quilômetros da capital, me impressionou pelo luxo, grandiosidade e riqueza. Seus belos jardins são fabulosos e imensos (foto)."
Helena Smaniotto
De Passo Fundo, em junho de 2018
"Cinco amigos e eu fizemos uma viagem a Paris e ficamos encantados com a grandeza e a exuberância do Museu de Louvre. É o museu de arte mais visitado no mundo"
Virginia Zorzetto
Em setembro de 2015
"Fiz uma viagem a vários países da Europa, e um deles foi a França. Paris é movimentada, com muita ostentação em lojas! Fizemos lindos passeios, entre eles, a visita a Torre Eiffel."
Regina Ferreira
"O Museu do Louvre, o mais visitado do mundo, tem um acervo que expõe a cultura desde a pré-história aos dias de hoje, com obras-primas da pintura, da esculturas e de artefatos que encantam. A Pirâmide de Vidro, uma obra controversa na época de sua construção, hoje é uma das maravilhas de Paris."
Antonieta J.C. Mantovani e Marta C. C. Cousseau
De Carlos Barbosa, em novembro de 2016
"Carcassone é uma comuna francesa situada numa região povoada desde o Neolítico, na encruzilhada de dois importantes eixos de circulação que ligam o Oceano Atlântico ao Mar Mediterrâneo e o Maciço Central Francês dos Pirineus. Suas casas e muralhas retratam sucessivas civilizações ao longo dos séculos. Na Idade Média, foi defendida por um imponente conjunto de fortificações, circundada por uma dupla linha de muralhas que ainda podem ser vistas. A cidadela é um conjunto único na Europa devido ao seu tamanho e ao seu estado de conservação."
Yadia Paim
"O Arco do Triunfo é um monumento localizado na cidade de Paris, construído em comemoração às vitórias militares do Napoleao Bonaparte, o qual ordenou a sua construção em 1806. Foi inaugurado em 1836. Localiza-se na praça Charles de Gaulle, no encontro da avenida Champs-Élysées."
Cezar Gressler e Helena Maria Gressler
De Porto Alegre, em janeiro de 2018
"Jardim de Luxemburgo é um parque publico de Paris. Ao fundo, está o Palácio de Luxemburgo. Entre os turnos de trabalho, aulas ou passeios turísticos, os visitantes optam por comprar comida para comer no jardim."
Vinicius, Amira, Larissa e Vanessa Gonçalves
Em janeiro de 2017
"O muro do Eu te amo, ou Le mur des je t'aime, é, como o próprio nome já diz, um muro com diversos jeitos de se falar eu te amo ao redor do mundo. Diferentemente de outros muros que separam pessoas, cidades e limitam fronteiras, esse muro é um lugar de união, que procura mostrar para quem vai lá as diferentes formas de amor. Paris é a capital do amor. E nada mais justo do que esse muro estar lá! Ele fica em Montmartre, num micro parque na Place des Abbesses. Mesmo estando no meio da rota turística do bairro, muitas vezes passa despercebido. Tivemos que perguntar para achá-lo, mas ele está lá sim, na parte mais alta da praça."
Márcia, Maria Marina e João Fernando Cabral
De Palmeira das Missões, em abril de 2017
"O Arco do Triunfo é um importante monumento localizado em Paris. Dali, partem 12 importantes avenidas de Paris, entre elas a famosa Champs-Elysees, local da comemoração dos franceses pelo triunfo na Copa do Mundo."
Marcelo, Neusa e Hélio Hettwer
De Santa Rosa, em dezembro de 2017
"Foi diante do maior símbolo, da cidade romântica, que viemos firmar os votos de muito amor e torrencial paixão! A Torre Eiffel é uma torre de treliça de ferro, construída no ano de 1889 e concluída no ano de 1930, com 324 metros de altura. Nno verão, devido à dilatação térmica do ferro, fica 15 centímetros mais alta."
Cássia de Assis e José Carlos dos Santos
De Porto Alegre, em julho de 2017
"A 130 quilômetros de Paris, tendo como ponto de partida a estação Gare du Lyon e cerca de 1h30min de trem, Dijon teve seu centro histórico incluído, em 2015, na lista de Patrimônio da Humanidade pela Unesco. Apesar de nossa passagem-relâmpago pela cidade, para quem quiser conhecer os principais pontos turísticos da capital da Borgonha-Franche-Comté, o mais indicado é seguir a rota da coruja, que cruza a parte medieval da cidade."
Sérgio Goulart, Thais e Rejane Martins e Angela Mongrandi
De Porto Alegre, Canoas e Sapucaia do Sul, em março de 2014
"A Catedral de Notre-Dame, situada em Paris, é uma das mais antigas em estilo gótico. É dedicada a Maria, por isso o nome (Notre-Dame: Nossa Senhora). A catedral é linda e cheia de história, e está cercada pelas águas do Rio Sena. Com certeza vale a visita."
Letícia Carteri
De Veranópolis, em outubro de 2014
"Se tiver pouco tempo para conhecer os principais pontos turísticos de Paris e estiver com um grupo de quatro pessoas, é vantajoso pegar um táxi e agilizar o passeio. Importante pegar um táxi oficial, que tem preço fixo tabelado por lei, do aeroporto Charles de Gaulle até o centro de Paris por 50 ou 55 euros (dependendo do lado da margem que irão desembarcar)."
Cassiano Noimann Leal
"Após 20 anos, retornamos àencantadora Chamonix-Mont-Blanc, ponto de encontro para quem gosta de esquiar. O ponto mais alto é o Anguille du Midi, onde há uma pequena caixa de vidro suspensa na qual é possível sentir que está literalmente suspenso nas alturas."
Aldaiza Aldado Valdez e Ernesto Cros Valdez Jr.
De Porto Alegre
"O Palácio dos Inválidos é um enorme monumento parisiense, cuja construção foi ordenada por Luís XIV, em 1670, para dar abrigo aos inválidos dos seus exércitos. Dentro do palácio existe um museu que conserva 500 mil objetos repertoriados, coleções de armas, armaduras, artilharia, uniformes, emblemas e quadros. Em 1989, por ocasião do bicentenário da Revolução Francesa, o domo do Palácio dos Inválidos de Paris foi restabelecido com cuidado e recebeu novo revestimento dourado com 550 mil folhas de ouro (mais de 10 quilos de ouro)."
Luciano e Giuliano Martins
Em maio de 2010
"Uma vez em Cannes, não deixe de pegar o barco até a Ilha de Saint-Honorat. É uma pequena ilha a poucos minutos da costa, onde está localizado um mosteiro cujos monges mantêm uma plantação de uvas e uma pequena vinícola. Lá, em uma tarde, é possível fazer uma trilha leve que circunda a ilha, passando por ruínas de uma antiga fortificação (foto), parrerais, um monastério e praias paradisíacas, incomparáveis às da costa de Cannes. É possível entrar nas piscinas naturais e levar lanche para comer nas mesas de piquenique, ou mesmo almoçar no restaurante da ilha (destaque para o maravilhoso panini). Diferentemente de Île Saint-Marguerite, outra ilha de Cannes, que é mais badalada e cheia, o passeio à Île Saint-Honorat é tranquilo e silencioso, um bom paraíso deve ser."
Léia, Ana Carolina e André Ruwer
De agosto de 2017
"Em nossa primeira visita à Europa, em 2008, tivemos o privilégio de visitar o Vale do Loire, uma região encantadora, com muitos castelos maravilhosos. Mas o que mais nos impressionou foi o Castelo de Chenonceau, erguido sobre o Rio Cher em 1513. É também conhecido como o Castelo das Sete Damas, por ter sido habitado, ao longo dos anos, por sete mulheres de personalidade forte, incluindo duas rainhas da França. Uma curiosidade sobre seus jardins é que, no reinado de Henrique II, a ala leste era cuidada por Diane de Poltiers (amante do rei) e a ala oeste por Catarina de Medici (rainha e esposa do rei). Em seu interior, bem conservado, pode-se ter uma ideia de como era a vida luxuosa na França daquela época, pois o castelo foi palco de muitas festas com artistas e aristocratas."
Evandro e Márcia Karpss
De Taquara, em 2008
"Engana-se quem pensa que Paris é somente o Louvre, o Arco do Triunfo, a Torre Eiffel e a Champs Elysées. Esses pontos turísticos são só uma pequena amostra do potencial e do charme que a capital da França tem para oferecer. Paris realmente respira moda, gastronomia, cultura e muita diversão tanto de dia como ao anoitecer, Paris realmente não para. E passeando por cada canto dessa metrópole você vai se apaixonando cada vez mais pelas pessoas e por cada canto acolhedor desta magnifica e bela capital."
Thiago Soares
Em março de 2018
"Este selfie foi feito na esplanada de La Defense, Paris, e é o nosso reflexo na base da escultura do artista sul-coreano Lim Dong Lak, uma esfera de aço inoxidável. La Defense começou a ser pensado nos anos 1950, e os primeiros prédios começaram a ser construídos 10 anos depois. Hoje, abriga o centro financeiro mais importante da Europa. O bairro foi planejado priorizando o pedestre e, por isso, toda a circulação de veículos é subterrânea.
Nos impressionou muito a qualidade da arquitetura, com arranha-céus imponentes e as mais de 60 esculturas de grande e médio porte espalhadas por sua esplanada. A sensação que se tem é que estamos em uma cidade do futuro!"
Maria Lucia Sampaio e Xico Martins.
Em outubro de 2011
"Uma das mais lindas viagens que fizemos foi à 'França Medieval'. Na região da Borgonha, em Beaune, encontramos uma raridade: a primeira casa que serviu dehospital na Europa: Hôtel-Dieu. Foi criada em 1443 para acolher doentes, órfãos e desamparados de um surto de peste que dizimava a população. Também foi criada uma ordem religiosa de freiras para trabalharem em hospitais: Les Soeurs Hospitalières de Beaune. A bela arquitetura é um exemplo de construção francesa do século 15."
Linor e Marlei Klein
De Erechim, em 2014
"O Museu do Louvre foi inaugurado ao final do século 18. É o museu mais importante da França e um dos mais visitados do mundo. Atualmente, recebe mais de 8 milhões de visitantes a cada ano. Nele, está exposta a obra Mona Lisa, uma das mais populares pinturas do artista renascentista Leonardo da Vinci."
Tamara Senter
De Nova Bréscia, em outubro de 2017
"Um dos símbolos da França é a Torre Eiffel. Construída por Gustave Eiffel, como arco de entrada para a Exposição Universal de 1889, ela é onipresente na paisagem de Paris. Não há como não visitar Paris e, ao menos, passar por ela e admirar esta maravilha da engenharia, da estética e do design. Imponente durante o dia, iluminada a noite."
Flávio Schumacher e Deise Azevedo
De Porto Alegre e Canoas, em julho de 2016
"A Basílica do Sagrado Coração (Sacré Coeur) é um dos lugares sagrados mais importantes de Paris. Está localizada no alto de Montmartre, uma colina de 130 metros de altura de onde se pode contemplar uma vista magnífica da cidade. A basílica, obra de Paul Abadie, começou a ser construída em 1875 e foi terminada em 1914. As dimensões da Sacré Coeur falam por si só: 83 metros de comprimento, 35 metros de largura e uma torre de 83 metros de altura."
Lorena Scotta Webster
De São Leopoldo
"Yvoire é uma pequena aldeia medieval francesa, fortificada, construída no início do século 14. Está situada na margem do Lago Genebra (Lac Léman), que separa França e Suíça. A humilde aldeia de agricultores e pescadores, que já teve papel militar estratégico, vive hoje do turismo e das flores, que também enfeitam ruas e sacadas das charmosas residências construídas de pedras. Castelo, muralhas, portões fortificados, vielas e casas preservam a atmosfera medieval e fazem de Yvoire uma das mais belas aldeias da França. Os jardins e enfeites florais são um dos orgulhos da cidade que vem recebendo, seguidamente, desde 1959, o Prêmio Capital Florida da França. Livre de tráfego, a aldeia conta com restaurantes, cafés, butiques, galerias de arte, estúdios, lojas de suvenires, de artesanato, casinhas floridas e lindos jardins. É um passeio que vale a pena incluir num roteiro turístico não só da França, mas também da Suíça, partindo de barco das cidades de Genebra ou Nyon."
Luciano de Pellegrini Maynart Pereira e Daiana Simões Trojan
De Santa Cruz do Sul, em agosto de 2016
"Ponto turístico icônico de Paris é a famosa Torre Eiffel. Embora os franceses terem sido contra sua permanência na cidade, hoje é o ponto turístico mais visitado. Linda vista de baixo, como na foto, ou do alto, de onde se pode apreciar a cidade em 360 graus, de dia, durante o pôr do sol, ou de noite toda iluminada, não deixe de ir em todos estes momentos."
Elisabeth Lisboa de Saldanha Souza, Mauricio Câmara dos Santos e Ana Carolina Souza Lima
De Taquari, em abril de 2017
"Estive em Paris por três ou quatro dias e pude conhecer algumas das principais atrações da cidade, mas uma das que mais me chamou atenção foi o cemitério Père-Lachaise. Construído com uma arquitetura neoclássica, é um museu a céu aberto que ocupa uma área de 44 hectares a leste da capital francesa. Diversas personalidades estão sepultadas no Père-Lachaise, entre elas Oscar Wilde, August Comte, Marcel Proust, Allan Kardec e Honoré de Balzac. Um dos túmulos mais visitados é o do cantor americano Jim Morrison, que viveu seus últimos dias em Paris, antes de morrer precocemente aos 27 anos de idade."
Cristiano Beck
De Porto Alegre