Cinco consumidores fizeram denúncia no Procon de Caxias do Sul nesta quarta-feira (27) contra a empresa TAW Intercâmbios. Outro buscou orientação, mas não oficializou a denúncia. Com sede no município de São Carlos, interior de São Paulo, e filial na cidade da serra gaúcha, a operadora de viagens suspendeu contratos de clientes.
A documentação entregue pelos consumidores ainda está em análise no Procon, mas pelo menos um deles apresentou um e-mail em que a TAW comunica que todos os contratos estão suspensos a partir de 25 de dezembro. O motivo alegado são dificuldades financeiras. Nesta tarde, equipes do Procon tentaram contato por telefone com a empresa em São Paulo e foram ao prédio de Caxias do Sul, mas não foram atendidas.
O coordenador do órgão de defesa do consumidor, Luiz Fernando Del Rio Horn, diz que não foi identificado processo de falência da empresa.
— Há indício de fraudes ou estelionato — diz.
O Procon orienta outros consumidores que tenham comprado e não tenham recebido os serviços a buscarem o órgão. Também é preciso fazer um boletim de ocorrência na Polícia Civil. Com a documentação reunida, o coordenador do Procon pretende encaminhar a denúncia à Delegacia de Polícia de Proteção aos Direitos do Consumidor, em Porto Alegre.
A reportagem tentou contato por telefone com a TAW por volta das 15h30min desta quarta-feira (27), tanto na sede quanto na filial, mas não foi atendida.