Diferentemente de anos anteriores, os motoristas que utilizarem a Freeway irão encontrar trechos com a presença de buracos e algumas ranhuras no asfalto. Apesar dos desgastes no pavimento, a rodovia segue com boa sinalização e acostamento de fácil acesso aos veículos.
GZH percorreu a rodovia nos dias 27,28 e 29 de novembro. A Freeway possui 98,1 quilômetros entre Porto Alegre e o município de Osório, no Litoral Norte. A rodovia é administrada pela concessionária CCR Viasul, com duas praças de pedágio que realizam a cobrança nos dois sentidos. O valor é de R$ 5,80 para os carros e R$ 2,90 para motos.
Pavimentação
A Freeway apresenta buracos e desgastes no asfalto, principalmente no trecho entre Porto Alegre-Gravataí, mas não há ondulações. A reportagem observou obras de reparo em alguns pontos da pista, como nos km 27 a 25, no sentido Capital-Litoral, e entre os km 51 a 53, no sentido Litoral-Capital.
Geometria
A rodovia oferece três pistas na maior parte do trajeto, com acostamento em toda a extensão. Recentemente, a CCR Viasul finalizou a etapa das obras em quatro trechos – entre os kms 74 e 88 de Gravataí a Porto Alegre – que apresentavam bloqueios.
Além desses recuos tradicionais e menos espaçosos, a estrada também conta diversos pontos de refúgio, que estão bem sinalizados. O nível entre acostamento e refúgios em relação à pista de rolagem também é adequado, garantindo transições limpas e menos bruscas.
Há preocupação com segurança no canteiro central. No dia 27 de novembro, a reportagem observou a instalação de guard rail no km 45 no sentido Capital-Litoral.
Sinalização
A pintura de pista está bem visível e as placas bem alocadas. Os motoristas encontram também letreiros digitais, que fornecem informações aos usuários, como alertas de intervenções na via, atualizações sobre fluxo ou mensagens de boas práticas de segurança.
As obras ao longo da via estão bem sinalizadas, com placas, cones colocados em trecho extenso para segurança dos funcionários, além de trabalhadores avisando motoristas com bandeiras.
Desde setembro deste ano, os cinco controladores de velocidade (pardais) já estão operando na rodovia. Os equipamentos estão localizados nos seguintes km: 10; 31; 70,9; 91 e 92,5.
Limpeza
A capina está em dia, tanto nas margens quanto no canteiro central que separa os sentidos de fluxo. A reportagem observou a realização da limpeza do acostamento em dois pontos da rodovia. Nos pontos de refúgio, não há lixeiras disponíveis. No entanto, não há acúmulo de lixo na lateral ou na pista de rolagem.
Serviços
A CCR Viasul oferece serviço de guincho e de ambulância. A rodovia conta com um ponto de apoio ao usuário, no km 24, em Santo Antônio da Patrulha, no sentido Porto Alegre-Litoral. No sentido contrário, o ponto de apoio está localizado onde era o pedágio de Gravataí.
Nos dois locais, há estruturas com banheiros, fraldários e água disponíveis gratuitamente aos usuários. Números de telefone para apoio ao usuário são bem sinalizados na via. É possível acionar a concessionária por meio do Disque CCR Viasul 0800 000 0290 ou pelo WhatsApp (51) 3303-3858.
Em Gravataí, a estrutura remanescente do pedágio antigo foi totalmente demolida e o trecho está bem sinalizado com guard-rail delimitando o trecho de acesso dos veículos.
O que diz a CCR ViaSul sobre a freeway
A CCR ViaSul informou que as obras nos quatros trechos entre Porto Alegre e Gravataí seguirão ocorrendo ao longo dos próximos meses, sem gerar bloqueios ininterruptos. A previsão da concessionária é encerrar os trabalhos de alargamento do acostamento sobre pontes e viadutos até fevereiro de 2024.
Sobre a presença de buracos e descasques no asfalto, a CCR reconhece a necessidade de recuperação destes pontos, que teriam sido afetados por conta do período de chuvas intensas dos últimos dias.
A concessionária informou que monitora as pessoas e, assim que o tempo permitir, fará a recuperação do pavimento. Para a Operação Verão, a CCR afirma que terá os trechos sem a presença dos buracos.