Após dois anos sem programação em decorrência da pandemia de covid-19, o projeto Estação Verão volta às praias do litoral gaúcho a partir deste sábado (7), com uma série de atividades gratuitas para os veranistas. A abertura desta edição da iniciativa, que é promovida há quase duas décadas pelo Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac, será marcada por uma oficina de vôlei, às 17h, na beira da praia de Tramandaí.
Esta atividade será ministrada pelo medalhista da Seleção Brasileira de Vôlei, Gustavo Endres, na casa de praia Sesc Tramandaí (Avenida Beira Mar, 2.015), que está instalada nas proximidades da guarita 148. A oficina é gratuita e aberta ao público.
Gilberto Thumé Beier, técnico de Esporte e Lazer do Sesc Tramandaí, explica que a ideia do projeto é servir como um ponto de suporte para os veranistas na beira da praia. Por isso, o espaço disponibiliza o empréstimo de guarda-sóis, cadeiras e materiais esportivos, como bolas de futebol, vôlei e basquete, e raquetes para beach tennis e frescobol.
— Promovemos algumas oficinas também, que proporcionam o aprendizado ou aperfeiçoamento das modalidades. Depois temos o banho de cadeira anfíbia, que faz muito sucesso pela questão da acessibilidade, que é uma obrigação nossa fornecer esse tipo de serviço. Conseguimos pegar o pessoal que vem de cadeiras de roda e levar até o mar para tomar um banho — afirma.
O serviço descrito por Beier é ofertado diariamente, de forma gratuita, assim como as aulas de alongamentos. Há ainda circuito funcional, aulas de ritmos, quick massagem e atividades para as crianças à tarde. A casa de praia de Tramandaí funciona das 8h às 19h, sendo que o empréstimo de cadeiras se inicia às 9h:
— A pessoa pode pegar, usar o dia todo e trazer de volta. Não tem custo nenhum, a pessoa só precisa apresentar o documento de identidade para retirar.
O técnico comenta que a expectativa para a retomada do projeto após dois anos era muito grande, porque há um vínculo bem forte com alguns veranistas, que sempre frequentam o local. Também destaca que o objetivo do Estação Verão é proporcionar qualidade de vida para as pessoas que não conseguem trazer guarda-sóis e cadeiras, por exemplo.
— Queremos que todo mundo tenha um veraneio maravilhoso e estamos aqui para dar esse suporte — ressalta Beier, que atua em Tramandaí com o projeto desde 2014.
Além de Tramandaí, o Estação Verão 2023 tem atividades também na Praia do Laranjal, em Pelotas, e Torres, no Litoral Norte, realizadas em parceira com Farmácia São João e Nívea e apoio das prefeituras. A programação varia de acordo com a praia, mas segue até 26 de fevereiro em todos os locais.
De acordo com a organização do projeto, a expectativa é de que sejam atendidas mais de 50 mil pessoas nas três praias ao longo do período. A programação completa de cada balneário pode ser conferida por meio deste site.