O Projeto Nadando Pelos Cartões Postais promoveu, na noite deste sábado (20), nadada noturna não competitiva em Belém Novo, em Porto Alegre. O chamado Desafio a Nado Noturno Ilha das Pedras foi uma novidade do projeto, que existe há cinco anos. Dezoito nadadores participaram da prova.
A ação busca unir esporte e a conscientização ecológica com as suas atividades de águas abertas com um clima amistoso.
A largada foi em frente à Praça José Comunal, e os participantes nadaram até a Ilha das Pedras. O percurso total (ida e volta) foi de 3,2 km.
Para garantir a segurança e também por questões de estrutura, a prova foi limitada a 25 nadadores e remadores com experiência no percurso. Caiaques e botes acompanharam os atletas. As boias de segurança dos nadadores estavam sinalizadas com leds piscantes. Na Ilha das Pedras, ficou posicionado um bote para orientação dos atletas.
— A novidade é que organizamos a primeira prova noturna no estado do Rio Grande do Sul. Além do desafio que foi nadar à noite, outro fato importante foi a arrecadação de gêneros alimentícios e roupas para a Casa Madre Ana, que proporciona um acolhimento a pacientes pediátricos e adultos de baixa renda que necessitam de um suporte integral durante o período do seu tratamento na Santa Casa de Porto Alegre — ressaltou o organizador do evento, Francismar Siviero.
A atividade não teve premiação. O objetivo era proporcionar um passeio em que os participantes apreciassem a região e curtissem o desafio, conforme a organização. Os participantes fizeram o passeio aquático noturno pelo Guaíba apreciando e curtindo o desafio.
O Desafio a Nado Noturno Ilha das Pedras teve o apoio de Asun Supermercados, Sicredi União Metropolitana RS, Madegesso, Mormaii Natação, Decathlon Iguatemi, Euzébio Plásticos, Editora Via Escrita, Barco Cisne Branco, Sandronnes Imagens, Weber Super Troca de Óleo, Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul, DMLU e Subprefeitura Extremos Sul de Porto Alegre. Mais informações sobre o projeto neste link.