Além das lagoas dos Barros, em Santo Antônio da Patrulha, e do Peixoto, em Osório, os turistas que curtem o verão no Litoral Norte podem aproveitar outras duas praias de água doce que contam com a presença de guarda-vidas. Uma delas é a Lagoa da Rondinha, que fica em Balneário Pinhal, às margens da RS-040, a poucos quilômetros do perímetro urbano do município.
Além da proteção dos guarda-vidas, o local oferece estrutura com banheiros químicos e vendedores de alimentos, que encostam carrocinhas no entorno, oferecendo bebidas geladas e lanches rápidos.
Passando as férias em Quintão, a família do pedreiro Paulo Silva, 51 anos, aprovou o clima mais tranquilo e a água calma do local. Morador de Sapucaia do Sul, na Região Metropolitana, Silva diz que a lagoa é ideal para descansar e curtir o dia com as crianças.
— É legal para trazer a família, curtir o final de semana. A lagoa é muito mais tranquila para a gente trazer as crianças. O perigo é menor — resume o pedreiro.
Silva, a esposa, a enteada e os filhos dela aproveitaram para colocar as cadeiras na beirada da lagoa, refrescando-se enquanto tomavam chimarrão, com as crianças por perto, boiando na água clarinha.
Outro balneário de água doce com guarda-vidas na região fica dentro do município de Cidreira. Com acesso pela RS-784, logo após a saída do trecho urbano da cidade, a Lagoa da Fortaleza também é um dos pontos mais procurados pelos adeptos de águas serenas, sem sal e com pouca ondulação.
Durante o final de semana, os pequenos espaços de areia na beira da água são disputados por pessoas que querem montar acampamento com a família. Durante a semana, a ocupação é menor, registrando picos de elevação após o almoço.
Também morador de Sapucaia do Sul, o técnico em mecânica de manutenção Evandro Ronise, 34 anos, escolheu a Lagoa da Fortaleza como refúgio para aproveitar os dias quentes com a família sem se preocupar com a incidência de águas-vivas.
— Hoje, nós temos uma certa preferência pela lagoa pela infestação de águas-vivas no mar. Então, a lagoa é muito mais tranquila para as crianças. Algumas vezes, quando não tem água-viva, a água está muito suja no mar por causa das algas ou fria — destaca Ronise.
Lagoa da Rondinha
Onde fica
Na altura do km 92 da RS-040, em Balneário Pinhal. Uma placa às margens da rodovia indica o local. Basta percorrer alguns metros da estrada de chão até a lagoa.
Estrutura
A lagoa conta com banheiros químicos. Vendedores móveis ficam no local, principalmente nos fins de semana, oferecendo alimentos e bebidas. Um trapiche também funciona no local, mas as madeiras estão soltas em alguns trechos da estrutura. Há espaço para estacionar os veículos, sem cobrança.
Lagoa da Fortaleza
Onde fica
O acesso à lagoa fica no km 2 da RS-784, em Cidreira. Uma placa na beira da estrada indica a entrada. Estacionamento sinalizado dentro do complexo, sem cobrança.
Estrutura
Conta com banheiros químicos e um quiosque fixo, que vende alimentos e bebidas aos frequentadores.
Para os aventureiros, dunas nas proximidades da Lagoa da Fortaleza
Quem trafega pela RS-786 no limite entre Tramandaí e Cidreira observa um complexo de dunas ao lado direito da rodovia, no sentido Norte-Sul. Um dos acessos ao parque fica ao lado da Lagoa da Fortaleza, no km 2 da RS-784, mas o local é de difícil acesso. O tráfego de veículos só permitido até certo trecho do entorno da lagoa, sinalizado por cerca da prefeitura.
Outros acessos ao parque existem na RS-786. O terreno arenoso é repleto de vegetação, o que dificulta um pouco a caminhada. Apesar de muitos motoristas entrarem na região para fazer trilhas com veículos 4x4, a prefeitura de Cidreira informa que não é permitido o tráfego de veículos em cima das dunas.
Atrações
O complexo de dunas é um prato cheio para as os amantes de caminhadas longas e trilhas a pé em terrenos mais elevados. As dunas também são ideais para a prática de sandboard, na qual os usuários deslizam pela areia em pranchas parecidas com as de snowboard.
Estrutura
Nos pés das dunas, os frequentadores têm acesso à lagoa, mas o local tem de ser utilizado com prudência, pois fica fora da área de atuação dos guarda-vidas da Lagoa da Fortaleza. Os frequentadores podem fazer uma parada no quiosque que funciona ao lado da lagoa.Quem pretende passar o dia no complexo tem de preparar um kit com alimentos, bebidas e demais itens de necessidade pessoal, pois a região é de difícil acesso. Uma sacola para recolher o lixo também é aconselhável.
Banho com segurança na água doce ou no mar
- Fique somente em locais onde há guarda-vidas.
- Não tome banho nas áreas onde há placas de perigo.
- Nunca nade sozinho.
- Pais não devem deixar menores nadarem sozinhos.
- Jamais consuma bebidas alcoólicas antes de mergulhar.
- Na água, não ultrapasse a altura da própria cintura.
- Evite tomar banho em locais com correntes, obstáculos e perto de desembocaduras de rios.
Fonte: Corpo de Bombeiros