Veranistas que curtem a temporada mais ao norte do Litoral Norte, em municípios como Capão da Canoa e Torres, podem aproveitar diversas opções de cascatas que pintam a paisagem de localidades no entorno da Rota do Sol. Uma das quedas d'água mais procuradas da região é a Cascata da Pedra Branca, localizada em Três Forquilhas, próximo do limite com Itati.
Quem chega lá vindo de Torres ou de Capão da Canoa leva cerca de uma hora e 20 minutos até o local, usando a RS-486 como rota no trecho final. Cerca de 30 minutos da viagem ocorrem em estrada de chão batido, com perímetros recheados de pedras, o que exige cautela dos motoristas, que conseguem estacionar os carros a cerca de 100 metros da cachoeira.
Moradores de Curitiba, o casal José Luiz Rico, 43 anos, e Elvira Leal Prati, 36 anos, visitaram o local pela primeira vez neste ano, junto das filhas Luana, 14 anos, e Marília, oito anos, além dos pais e do irmão de Elvira. Reconhecendo que passou um pouco de dificuldade para encontrar a cascata, Rico afirmou que o esforço valeu a pena:
— É a primeira vez que a gente vem nessa cachoeira. O caminho não é fácil, mas um carro baixo consegue chegar. A primeira impressão da cascata é uma coisa linda, maravilhosa. A criançada se diverte um bocado aqui.
A cascata, que impressiona pela altura da queda d’água, tem um poço, onde as pessoas costumam se banhar. Diante da cachoeira, os frequentadores tornam-se miniaturas no cenário. As pedras por onde o curso da água segue no córrego formam pequenas piscinas, onde os banhistas se refrescam, principalmente nos horários mais quentes do dia.
Pessoas que vão até o local improvisam churrasqueiras com pedaços de pedra. Como a cascata é um pouco isolada do centro urbano dos municípios do entorno, quem pretende ir até o local deve levar alimentos e bebidas para passar o dia.
Onde fica
A estrada de chão que leva à cascata pode ser acessada por um posto de combustíveis que fica no distrito de Boa União, entre os km 21 e 22 da RS-486. Na estrada de chão, após passar pela igreja da localidade, o ideal é confirmar o caminho com os moradores. Placas de sinalização também indicam a direção da cachoeira.
Estrutura
O local não conta com banheiros nem comércio nas proximidades. O ideal é levar alimentos para passar o dia.