Pela primeira vez, os veranistas em Torres vão poder acompanhar os famosos balões, conhecidos por colorir o horizonte da cidade, na estreia do Festival Verão de Balonismo. O campeonato foi pensado pela Prefeitura para aproveitar o grande movimento das férias, já que o tradicional torneio internacional da cidade ocorre somente no mês de maio (entre os dias 1º e 5).
A segunda etapa do festival ocorre nos dias 15 e 16 de fevereiro, na Praça da Prainha. Ao todo, participam 12 balonistas residentes no município. De acordo com o secretário de turismo de Torres, Matheus Junges, o grande momento do evento será a noite de sábado (16), quando haverá um sobrevoo iluminado de balões. Na data, não será realizada a comercialização de voos para o público em geral.
A modalidade de prova será caça a raposa. A disputa consiste em um balão partindo na frente e os outros devendo alcançá-lo. O competidor que chegar mais próximo do primeiro vence a disputa. A medição é feita através de um sistema de GPS.
O objetivo da prefeitura é tornar Torres conhecida como a Capital Nacional do Balonismo. Conforme a Secretaria de Turismo, o público do último festival internacional foi de quase 400 mil pessoas.
A primeira etapa do torneio municipal aconteceu nos dias 25 e 26 de janeiro e teve também um palco com apresentações musicais. A última está agendada para 15 e 16 de março.