O carnaval de 2023 está chegando ao fim. Nesta terça-feira (21), foram divulgadas as notas das escolas de samba de São Paulo. A grande vencedora deste ano foi a Mocidade Alegre, com 270 pontos. Já a campeã do carnaval especial do Rio de Janeiro será anunciada a partir das 16h desta quarta-feira (22), com apuração ao vivo e exibida pela TV Globo.
Quem acompanha a apuração dos resultados, deve estar acostumado a ouvir os jurados atribuindo notas, que variam entre 9 e 10, às escolas de samba. As notas não ficam abaixo desses valores, como define o atual regulamento dos desfiles da Sapucaí.
GZH separou as principais informações para que você possa ficar por dentro do assunto. Confira:
O júri
Nos desfiles das escolas especiais, o júri é composto por 36 avaliadores, que são divididos por quesitos. Desse modo, há quatro jurados para cada um dos nove itens que são avaliados.
As ligas das escolas de samba são as responsáveis por escolherem os jurados. Estes são convidados devido ao seu conhecimento técnico e artístico.
Durante os desfiles, os avaliadores ficam isolados em cabines de julgamento. Lá, o uso de celulares e demais aparelhos eletrônicos é proibido.
As notas
Conforme o manual do julgador, cada jurado deverá atribuir uma nota entre 9 e 10, considerando os valores decimais.
Pela regra, a nota mais baixa em cada quesito deverá ser desconsiderada na contagem final dos pontos. Além disso, toda nota inferior ao valor máximo (10), deverá ser justificada por escrito pelo avaliador.
Nem sempre a nota mínima foi nove. Até 2011, os jurados poderiam conceder notas entre 8 e 10; até 2009, a nota mínima era sete. Na época da mudança, os dirigentes da Liga Independente de Escolas de Samba (Liesa) queriam diminuir eventuais prejuízos às escolas pela subjetividade nas escolhas.
Quesitos
Há quatro jurados para cada uma dos nove quesitos que devem ser avaliados em cada escola. Confira quais são os critérios analisados pelos avaliadores:
- Alegorias e adereços: são considerados os elementos cenográficos, sobre rodas ou não, que devem ser julgados de acordo com a concepção e adequação ao tema. A criatividade, a impressão causada e o acabamento e o cuidado na confecção e na decoração são levados em conta. Nesse quesito, também são avaliados os destaques e componentes que estejam nos carros alegóricos.
- Bateria: nesse quesito, são avaliadas a manutenção e sustentação da cadência com o samba-enredo, a criatividade e a versatilidade. Eventuais panes no sistema de som, a utilização de instrumentos de sopro ou a não parada nos recuos não são consideradas para fins de atribuição de nota.
- Comissão de frente: esse item é julgado de acordo com a concepção e a capacidade de causar impacto em sua função de saudar o público e apresentar a escola. Coordenação, sincronismo e criatividade são avaliados. Além disso, o regulamento estabelece que é obrigatória a apresentação das comissões em frente às cabines de julgamento.
- Enredo: segundo o regulamento, é a criação e apresentação artística do tema ou conceito escolhido pela escola. Para fins de avaliação, o jurado deve analisar a capacidade de compreensão do tema proposto, com as fantasias e alegorias levadas à avenida. A criatividade e a sequência da apresentação também são consideradas.
- Evolução: pode ser definida como a progressão da dança, de acordo com o ritmo do samba executado pela bateria. O jurado precisa analisar a fluência e a espontaneidade da escola, além da criatividade e empolgação dos componentes
- Fantasia: um dos quesitos mais apreciados pelo público é julgado conforme a adequação dos vestuários ao tema proposto para cada ala e a uniformidade dos detalhes dos componentes.
- Harmonia: são analisados o entrosamento entre o ritmo e o canto, considerando que os componentes estejam cantando a mesma canção, em consonância com o puxador, e a manutenção da tonalidade, ou seja, todo mundo precisa estar afinado.
- Mestre-Sala e Porta-Bandeira: a avaliação desse quesito é, em sua essência, estética. A adequação da roupa para a dança, a beleza e o bom gosto são os fatores essenciais para os jurados. Os avaliadores também esperam que a dança do casal não seja o samba propriamente dito, mas sim um bailado com graça, leveza e harmonia entre a dupla.
- Samba-enredo: o jurado avalia a letra e a melodia, levando em conta a riqueza poética, a beleza e o bom gosto, além da capacidade da harmonia musical de facilitar o canto e a dança dos componentes.