Se em tempos anteriores, as viagens de turismo eram consideradas contemplativas, para registro dos locais em fotos, hoje, os turistas estão mais exigentes, garante quem trabalha na área. Estar inserido no local de passeio, vivenciando o momento, tornou-se prática número um de quem deixa o conforto do lar para dias de descanso. As experiências imersivas estão ganhando ainda mais força e, hoje, já são consideradas o novo turismo de luxo.
As possibilidades são inúmeras. No Rio Grande do Sul, há pousada que oferece a oportunidade de dormir dentro de uma pipa; apartamentos que podem levar o visitante do charmoso mundo de Christian Dior ao cantinho mais querido da personagem Mônica, do seriado Friends; uma casa que faz o fã de Harry Potter achar que está dentro de uma das obras da saga e um hotel que transformou um andar inteiro numa floresta para a família acampar.
— O luxo, agora, é a experiência vivida pelo turista, do passeio à hospedagem. E esta experiência depende mais da criatividade, do entendimento de singularidade e de autenticidade dos empreendedores do ramo — sustenta Marina Figueiredo, vice-presidente da Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa).
Segundo Marina, os espaços temáticos, inclusive nos hotéis, já são comuns em outros países. Eram mais raros no Brasil até pouco tempo atrás. Mas a pandemia acabou fazendo com que os brasileiros acostumados a viajar ao Exterior passassem a percorrer o próprio país em busca de novas experiências. E isso fez com que, além dos imóveis por aplicativo, os hotéis e pousadas também entrassem na onda. A vice-presidente da Braztoa argumenta que a ideia é proporcionar experiências ao turista ao longo do dia e que ele continue sendo alimentado por elas também nos hotéis, para não perder a chamada "magia".
Professora de turismo na Universidade Feevale, Alexandra Marcella Zottis destaca que não há como negar que a hospedagem no estilo experiência imersiva esteja se tornando uma tendência também no Rio Grande do Sul. Ela cita uma casa para até 18 pessoas, a Lone Star Ranch, em Gramado, que leva o turista direto ao Texas (EUA), e ainda lembra das pousadas e hotéis no Vale dos Vinhedos, cujo vinho é o tema principal. Uma delas é a Pipas Terroir, em Bento Gonçaves, onde os turistas se hospedam dentro de pipas usadas por décadas para armazenar vinhos que viraram charmosos chalés.
— Podemos falar que a hospedagem temática é um nicho de mercado. Ainda não é possível dizer que já se tornou um segmento porque não conseguimos mensurar quantos são os empreendimentos. O temático trabalha questões como imaginário e a memória. Existe consumidor para todo o tipo de experiência. Basta ter criatividade — destaca a professora.
Para o presidente Sindicato de Hospedagem e Alimentação de POA e Região (Sidha), Carlos Henrique Schmidt, as regiões de Bento Gonçalves e Gramado são os melhores exemplos no Estado sobre bom aproveitamento da experiência com imersão ligada à própria região. Schmidt acredita que este vínculo é importante para que o turista possa mergulhar no tema proposto durante toda a estadia. Em Porto Alegre, por exemplo, Schmidt sugere o uso de temas como pôr do sol ou Cais do Porto, imagens que costumam lembrar a Capital dos gaúchos.
— Mas é importante também que o atrativo seja capaz de fazer o cliente retornar ou não será comercialmente sustentável — alerta Schmidt.
Luxo além do valor em dinheiro
Até por oferecerem diferenciais durante a estadia, os quartos de hotéis e imóveis com experiência imersiva costumam ter estadias com valores acima dos demais. Marina relata que os clientes estão dispostos a pagar para ter um diferencial. O turista, de fato, quer algo que transcenda uma boa cama e um bom chuveiro. Para isso, é preciso pagar a mais.
— O luxo hoje não é, simplesmente, estar num local caro ou num hotel cinco estrelas. É ter uma experiência diferenciada. É importante entender que vale oferecer a imersão também em pousadas ou locais mais simples. Porque a experiência consiste em agregar novos serviços, como hotéis com hospedagens ao ar livre ou numa árvore. Até pequenos empreendedores, se tiverem um olhar diferenciado para o negócio, poderão oferecer uma experiência sem mexer tanto na infraestrutura, e ainda elevarão o faturamento do local — ensina Mônica.
De olho na tendência, a Braztoa criou neste ano um curso sobre experiências incríveis, com a ideia de capacitar novos e experientes empreendedores, pessoas que não fazem parte do turismo e têm um negócio em potencial para a área e gestores públicos. A meta é fazê-los criar experiências incríveis nos próprios negócios, desde o estudo de mercado à criação propriamente dita do empreendimento. Neste ano, foram duas edições. Para 2022, ele será oferecido em novos moldes.
Harry Potter na Cidade Baixa
No coração do bairro Cidade Baixa, em Porto Alegre, fãs de Harry Potter podem mergulhar no universo mágico da saga ao se hospedarem na Casa da Bruxa Philomena. Inaugurado no dia das bruxas de 2019 pela publicitária Larissa Philomena, o sobrado com mais de 80 anos de existência ficou fechado por seis meses durante o início da pandemia de coronavírus. Mas voltou a ser aberto a pedido dos próprios turistas.
Fã do jovem bruxo há quase duas décadas, Larissa mantinha um canal no Youtube antes de criar o espaço. E a ideia da casa temática veio durante um curso de empreendedorismo. Apesar de não ter verba específica para modificar a antiga casa do avô, a publicitária se mudou para o imóvel, deixou o emprego e investiu a rescisão na reforma, vendeu pertences pessoais, recebeu doações de amigos e foi montando o ambiente aos poucos. A preparação inicial durou um ano.
Larissa mora no segundo andar do sobrado, que tem entradas distintas e um pátio. Parte dos objetos que decoram a casa foi feita por ela, de forma artesanal. Há também roupas de cama, almofadas, quadros, armários e um ambiente com todos os livros e DVDs da saga.
— Aprendi com o tempo que não é um local para as pessoas se hospedarem por vários dias. É uma experiência de imersão. Então, os visitantes ficam um ou dois dias para fotografarem, verem os filmes e se divertir — conta Larissa.
Antes da pandemia, os turistas que costumavam visitar o local eram de outras partes do Brasil. Após a reabertura, Larissa recebeu uma enxurrada de pedidos de moradores de Porto Alegre em busca de momentos especiais perto de casa.
A casa de 200 metros quadrados tem espaço para até seis hóspedes, está disponível no Airbnb e costuma receber adultos que foram fãs do bruxinho ainda na infância a famílias, cujas crianças conheceram a saga pelo Tik Tok.
Friends em Porto Alegre
O principal cenário da série Friends, sucesso entre as décadas de 1990 e 2000, agora pode ser apreciado no quinto andar de um imóvel localizado no bairro Petrópolis, em Porto Alegre. O apartamento da personagem Monica Geller foi recriado pela publicitária Giovanna Berti Previdi, 35 anos, com a ajuda da família, e estará disponível para receber visitantes a partir deste final de semana.
Em 2020, Giovanna propôs aos pais a ideia de erguer uma casa temática para locação no Litoral Norte. Porém, um problema de saúde na família fez Giovanna desistir do projeto. A ideia de criar o espaço imersivo ressurgiu neste ano, quando o namorado dela decidiu comprar um novo apartamento na Capital.
— Estávamos olhando os apartamentos e encontramos um prédio pequeno, de seis pavimentos, como o da série. Para completar, o elevador do prédio só vai até o quarto andar. Para acessar o quinto, é preciso ir de escada. Para o apartamento de Monica, fazia todo o sentido ter escadas — conta Giovanna.
O irmão, que é engenheiro civil, foi o responsável pela planta do imóvel. A mãe pintou as portas e móveis e colocou o piso. O namorado cuidou das instalações elétricas. Giovanna, da decoração. Para isso, assistiu novamente aos mais de 200 episódios do seriado e anotou cada detalhe do apartamento lilás. Um garimpo em sites e até entre os parentes foi necessário para decorar o ambiente. E a cozinha acabou sendo feita sob medida.
Com ar dos anos de 1990, o Apê da Monica possui algumas lembranças específicas aos fãs de verdade da série, como os CDs que os seis amigos ouviam, os livros que liam, a bola de futebol americano, o violão da Phoebe, o pinguim de pelúcia Hugsy, o chocolate Mockolate, postcard de Natal da Mona e do Ross, a carteira de motorista da Úrsula, entre outros.
Por ter a planta menor do que o original, o Apê da Monica em Porto Alegre tem espaço para quatro pessoas em dois quartos. E serão aceitas reservas para, no mínimo, dois dias. O teste foi feito com amigos da família, que aprovaram o projeto. Nos próximos dias, chegam os primeiros clientes, vindos de Farroupilha, do Rio de Janeiro e do Paraná.
Inspiração em grandes nomes da moda e do champagne
Três apartamentos localizados na Serra e Litoral Norte gaúchos se inspiram em nomes que izeram história no empreendedorismo, em épocas distintas. Os estilistas franceses Christian Dior e Gabrielle Chanel deram nome a dois imóveis em Gramado. Já Barbe-Nicole Clicquot Ponsardin, a Viúva Clicquot, é homenageada no apartamento em Capão da Canoa.
Os imóveis temáticos foram ideia da advogada e funcionária pública Paula Diehl, 37 anos, da irmã dela, a administradora e gestora de marketing Lísia Diehl, 33 anos, e do consultor de experiências William Weber, 33 anos, marido de Lísia. Juntos, eles criaram a empresa HX Collection: Experiência de Moradia em Lugares Extraordinários. A sigla HX representa Home Experience, a experiência de morar em um local atrelado a algo lúdico e, até mesmo, educativo, explicam os empreendedores.
Depois de pesquisarem sobre as experiências imersivas, decidiram apostar em Gramado como local para iniciar o negócio. Foi Weber que deu a ideia de levar a vida de Gabrielle Chanel para a decoração de um dos apartamentos. Dos quadros que contam a trajetória de Gabrielle aos lustres e decorações neo modernos, tudo lembra Coco Chanel. Uma das suítes representa o clássico preto e branco do tailleur Chanel. A outra, a etapa mais moderna da marca, inspirada nos perfumes Bleu e Coco Mademoiselle.
No outro imóvel de Gramado, cada ambiente representa uma fase da vida de Dior. A suíte, por exemplo, tem os móveis, as cores e pequenos detalhes lembrando o castelo Lá Colle Noire, lugar onde foram desenvolvidas as fragrâncias dos famosos perfumes.
— Para nós, cada detalhe conta para que os hóspedes se sintam imersos na atmosfera de Christian Dior. Para ampliar a experiência dos Alpes franceses, onde Dior buscou suas inspirações, optamos pela charmosa, segura e ecológica lareira a álcool — conta Paula.
Para uma memória a mais, os sócios deixam nos apartamentos itens que representam a marca e que podem ser usados pelos hóspedes enquanto passeiam pela cidade, como uma bolsa Channel. Eles também prepararam uma playlist especial para ser ouvida à noite, em frente à lareira, ou na estrada, a caminho de Gramado. A playlist tem 2h de clássicos e músicas francesas atuais.
Em Capão da Canoa, a empresa tematizou o apartamento de temporada de férias, inspirado na história da Viúva de Clicquot. Os detalhes vão desde os quadros temáticos e educativos, às taças, almofadas e decoração customizados. Até uma prancha de surf estilizada com o conceito da marca foi incluída na decoração.
Ao contrário de outros locais, os apartamentos da HX Colletion têm recepção virtual e personalizada, quadros com informações básicas com QR Codes e uma página de vídeos no youtube explicando cada detalhe dos apartamentos para os hóspedes. Todos os apartamentos possuem self checkin automatizado.
Floresta dentro de um hotel
Um andar inteiro transformado em floresta para os hóspedes é a proposta do Hotel Laghetto Gramado, na Serra gaúcha, inaugurado no início desta semana. O Acampamento do Senhor Laghettinho, localizado no quinto andar, promete dar uma experiência de hospedagem diferenciada e lúdica, principalmente, para famílias com crianças ou casais.
Segundo a gerente de marketing da Rede Laghetto Hotéis, Flaviana Yamaguchi, a ideia foi inspirada no mascote do hotel, o castor Senhor Laghettinho, criado em 2018. Na época, a rede desejava algo que a vinculasse às crianças. Oito apartamentos foram transformados em cinco suítes temáticas e a obra durou cinco meses
— Desde o corredor, o hóspede terá uma experiência diferenciada. Há uma ambientação, com cheiro da mata e sons da natureza para dar a sensação de que a família está entrando, de fato, numa floresta. Os cinco apartamentos oferecem algum tipo de interatividade — conta a gerente.
As suítes imersivas contam com minifloresta, esconderijos e acampamentos, camas dentro de barracas, entradas secretas e pequenos portais, beliche em formato de jipe, banheira e telas superiores. Cada cliente recebe um cartão-chave exclusivo. Inclusive as crianças, que têm até uma porta própria para ingressar nos quartos. Os hóspedes também recebem brindes exclusivos. Tudo para deixar a experiência ainda mais imersiva.
Durante esta semana, o fundador do portal Falando de Viagem, Gabriel Dias, 40 anos, e o filho dele, Felipe Dias, sete anos, foram convidados para serem os primeiros hóspedes do andar. Eles experienciaram todos os quartos e aprovaram a imersão.
— Agora, vivemos Gramado 100% do tempo. Em quartos convencionais, a gente chega e dorme. Aqui, não. Chegamos no quarto e a brincadeira continua. É uma perspectiva totalmente diferente e o meu filho curtiu muito — contou Gabriel.
— Adorei todos os quartos. Tem piscina de bolinha — comentou Felipe, entusiasmado.
Dias lembra de apenas mais um hotel brasileiro, na Costa do Sauípe (BA), com quarto temático voltado ao público infantil. Fora do país, ele costuma buscar hotéis com experiências imersivas para se hospedar com o filho. E afirma que se uma família quer viver algo diferenciado em momentos especiais, como o aniversário de um filho, por exemplo, não se importará de desembolsar um valor maior pela imersão.
— Voltaria sempre com meu filho, pois o quarto temático é muito mais interessante para todos — resumiu Dias.
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