A vontade de conhecer lugares novos e culturas diferentes por vezes esbarra no preço alto das passagens de avião. Mas uma série de viajantes tem conseguido driblar essa dificuldade ao acumular milhas com compras no cartão de crédito ou junto aos programas de fidelidade das companhias aéreas. Para entender o que são milhas, como acumular e como utilizá-las para emitir passagens, a reportagem ouviu dois especialistas em viagem com milhas: Rodrigo Goés, que é engenheiro, já viajou para mais de 41 países e é criador do curso Fábrica de Milhas, e André Strauss, publicitário e produtor de conteúdo sobre milhas e viagens com crianças no blog Ases a Bordo e também criador de um curso sobre o tema, o Amo Viajar.
O objetivo de André é que os adultos viajem cada vez mais, e que consigam fazer isso acompanhados das crianças. Ele, a esposa e seus dois filhos viajaram por 16 países utilizando milhas em 2019. E as passagens para o próximo destino — a Disney, nos Estados Unidos — foram compradas com milhas também.
— Eu acredito que a milha boa é a milha grátis, aquelas advindas de gastos que já tenho no meu dia a dia, como abastecer o carro, comprar comida, pagar boletos. Tudo isso eu transformo em milhas. O ideal é conseguir usar essas contas para viajar sem pagar passagem aérea — afirma André.
Confira abaixo as dicas dos especialistas para quem quer ser aventurar no universo da viagem com milhas.