Diante de uma retomada em ascensão e da reabertura progressiva de fronteiras internacionais, o mercado do turismo de luxo investe em proporcionar experiências a um público de alto padrão que chega com desejo acumulado de se reconectar com o mundo. Mais do que acomodações confortáveis e boa comida, esse viajante padrão traz, em um momento de quase pós-pandemia, novas exigências, como hospedagens cada vez mais privativas, busca por novas formas de viajar e experiências transformadoras, mas que respeitem o planeta e sejam mais sustentáveis.
Para atrair esse público, países e redes hoteleiras do Brasil e do mundo investiram em seus diferenciais. As novidades do mercado foram expostas na ILTM Latin America, feira que reúne as principais grifes hoteleiras, destinos, companhias aéreas, cruzeiros e alguns dos mais gabaritados consultores da área na América Latina.
Após uma pausa na edição do ano passado, em razão da pandemia, o evento voltou a ser realizado, em versão reduzida, no final de outubro, no hotel Tivoli Mofarrej, em São Paulo. Em quatro dias de evento, participam 130 expositores, sendo 90% deles internacionais. A próxima edição está prevista para maio de 2022, no pavilhão da Bienal do Parque Ibirapuera, em São Paulo.
Um dos primeiros países a abrirem as portas aos viajantes brasileiros durante a pandemia, a Suíça pretende estreitar laços com o Brasil e se consolidar como opção de destino para turistas daqui. Um dos destaques apresentados na ILTM foi o Living Circle, um grupo de hotéis e restaurantes de primeira classe que oferece almoços e jantares em locais escolhidos a dedo para os viajantes. Em um dos passeios oferecidos, os pequenos grupos podem almoçar em uma das galerias de arte suíças, enquanto apreciam as obras. Depois, em uma lancha, se deslocam até um local a céu aberto para desfrutar de uma sofisticada sobremesa.
Após a pandemia, o governo suíço também decidiu incentivar um turismo mais positivo para o ambiente e lançou a campanha Swisstainable Switzerland, para fortalecer a mensagem do consumo ponderado e resguardar seus tesouros naturais. Na mesma linha, Portugal, destino que é velho conhecido de brasileiros, tem revisto prioridades e busca se firmar como destino no "turismo do futuro". Para isso, estabeleceu metas para construir um setor mais sustentável, que envolva as comunidades locais e incentive o turismo em cidades menores do país. Além disso, o local estabeleceu que, até 2023, pretende ter 75% dos empreendimentos turísticos com sistemas de eficiência energética, hídrica e de gestão de resíduos.
No Brasil
Opções no Brasil também foram apresentadas. Na impossibilidade de viajar para fora, o brasileiro aproveitou para conhecer localidades em seu próprio país. O hotel Fairmont, no Rio de Janeiro, se reinventou para atrair o turista de alto padrão.
— O hotel se tornou o próprio destino, então decidimos ser um hotel de experiências. O café da manhã passou a oferecer cursos sobre formas de preparar café. No nosso bar, oferecemos aulas e degustação de bebidas e drinques. Levamos as pessoas para jantar dentro da nossa cozinha. Cada metro quadrado do hotel se tornou uma possibilidade de viver experiências — conta o diretor de Marketing e Vendas, Michael Nagy.
O gestor afirma que a jogada deu certo: mesmo com as fronteiras internacionais reabrindo, "os ingressos para curtir Natal e Ano-Novo no espaço estão quase esgotados".
Para a CEO da Brazilian Luxury Travel Association (BLTA), Simone Scorsato, que também esteve na ILTM, a retomada de viagens ao Exterior não deve esvaziar hotéis de luxo no Brasil. Ela projeta um 2022 aquecido para o setor de viagens de luxo no país e aposta nos pontos positivos do Brasil para manter o ritmo:
— Muitos destinos foram descobertos durante a pandemia e há ainda muito o que descobrir. Há também a questão de que alguns países não aceitam determinados imunizantes, e o medo dos turistas de se contaminar no Exterior. Não acredito que o brasileiro vá correr para fora.
Segundo a entidade, nos últimos meses o setor vem mostrando sua força: hotéis urbanos atingiram 74% de ocupação em julho e acomodações em praias registraram 90% da capacidade. De olho nesse público, mais empreendimentos têm ampliado seu leque de possibilidades. Localizada em Queluz, entre São Paulo e Rio de Janeiro, a Fazenda Santa Vitória tem localização estratégica e privativa, em meio a natureza. O local costuma chamar chefs renomados para variar o cardápio. O espaço, que já produzia alguns dos alimentos ofertados aos hóspedes, agora está implementando uma queijaria. A ideia é que o público possa ver todo o processo de fabricação do produto, além de participar de degustações.
(*) A repórter viajou a convite da ILTM Latin America