Em meio ao agravamento da pandemia no Estado, as celebrações de Corpus Christi, nesta quinta-feira (3), exigirão algumas adaptações. A Arquidiocese de Porto Alegre, por exemplo, informou que não será possível realizar a tradicional procissão com a presença de fiéis. Porém, a entidade apontou que algumas paróquias – sem citar quais – se organizaram para que o ostensório seja levado por alguns bairros, sobre um veículo.
A Arquidiocese da Capital pede que fiéis adornem as janelas de suas casas com toalha branca, ou, ainda, se possível, que montem em pequeno altar, em frente às residências, com os seguintes itens: cruz, Bíblia, flor e vela, além de um cartaz com os dizeres "Ele está no meio de nós".
Tanto a entidade de Porto Alegre quanto a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) estão empenhadas em estimular a solidariedade com suas respectivas campanhas para arrecadação de alimentos ou de roupas nas paróquias.
A CNBB ressalta que, no Estado, os protocolos sanitários — que definem a realização de celebrações com público presencial ou não — variam dependendo da região. Por isso, cada localidade tem sua dinâmica de ação para a festividade. Veja como será a celebração em alguns municípios gaúchos:
Porto Alegre
Na Arquidiocese de Porto Alegre, algumas paróquias se organizaram para que o ostensório seja levado por alguns bairros da cidade, sobre um veículo. Além disso, estão agendadas algumas celebrações:
- Missa na Catedral Metropolitana de Porto Alegre - aberta das 8h ao meio-dia e das 15h às 20h. Três missas: às 8h30, 10h e 18h, com transmissão ao vivo pelo Facebook da Catedral. A missa das 10h será regida pelo arcebispo metropolitano, Dom Jaime Spengler.
- Missa na Paróquia Santa Teresinha - na Rua Ramiro Barcelos, no bairro Bom Fim, às 10h, com Dom Darley José Kummer.
- Missa na Paróquia Madre Teresa de Calcutá - na Rua Madre Teresa de Calcutá, 334, no bairro Ruben Berta, às 10h, com Dom Aparecido Donizeti de Souza.
Canoas
Missa na Paróquia São Luiz Gonzaga - às 10h, com Dom Leomar Antônio Brustolin. Transmissão pelo Facebook da paróquia. Demais missas às 8h, às 11h (com adoração do santíssimo) e, às 15h, com imagem e carro de som pelas ruas.
Guaíba
Missa na Paróquia Santa Rita, às 17h, com Dom Adilson Pedro Busin, com bênção e adoração do Santíssimo. Padre Moisés Antônio Dalcin pede que a comunidade participe da doação de alimentos e roupas de inverno durante a missa.
Passo Fundo
A cidade vive um agravamento do número de casos e internações nesta semana. Em função disso, o arcebispo Dom Rodolfo Weber orientou para que todas as paróquias ofereçam mais horários de missa, com o intuito de tornar os atos mais seguros. Além disso, ele sugeriu que elas sejam realizadas em espaços amplos ou abertos e transmitidas pelas redes sociais. Na Catedral Nossa Senhora Aparecida, a missa acontecerá em três horários: 9h, 15h e 18h.
Vacaria
A cidade reunirá os padres para apenas uma única celebração na Catedral Nossa Senhora da Oliveira, às 9h, com público restrito. O ato será transmitido pelo Facebook da igreja.
Rio Grande
Toda as comunidades rezarão a Santa Missa do Santíssimo Sacramento em suas paróquias pela manhã. Já a tarde, às 15h, ocorrerá a Santa Missa na Igreja de Nossa Senhora do Carmo, transmitida pelo Facebook e YouTube da diocese para toda a comunidade, e que será rezada por Dom Ricardo Hoepers. Ao final da missa, às 16h, sairá uma carreata da Igreja do Carmo, com o Santíssimo Sacramento, para percorrer as ruas da cidade.
Da sede da igreja, o itinerário segue pela Rua Benjamin Constant, Rua Riachuelo, Rua General Osório, Rua General Neto, contornando pela Praça Tamandaré, Rua 24 de Maio, Rua 19 de Fevereiro, Rua Visconde de Paranaguá, Rua General Osório (entre HU e Santa Casa), Rua General Canabarro, Rua General Vitorino, Avenida Pelotas, Rua Domingos de Almeida, Avenida Presidente Vargas, encerrando na Casa de Formação. Por fim, será realizado um drive-thru solidário para arrecadar alimentos e cobertores.
Erechim
Após a missa das 15h, presidida por Dom Adimir Mazali, o Santíssimo Sacramento será conduzido em carro aberto, seguido de carreata até a frente do Santuário. O bispo fará uma oração e dará a bênção.
Santa Cruz do Sul
Dom Aloísio Dilli vai presidir a missa de Corpus Christi na Catedral São João Batista, às 9h. À tarde e à noite ocorrerão as celebrações nas demais paróquias da cidade, sempre com o incentivo para que sejam levados alimentos e agasalhos para serem destinados aos pobres da cidade.
Serra gaúcha
Na região da Serra, em todas as 32 cidades que compõem a diocese de Caxias do Sul haverá manifestações públicas em alusão a Corpus Christi. Segundo a CNBB, serão levadas em consideração “sempre as necessidades de restrição de público para garantia do distanciamento social”.
Os tapetes coloridos que eram construídos em comunidade são substituídos por gestos de solidariedade em diversas cidades da Serra. Em Flores da Cunha, os tradicionais tapetes de serragem serão feitos, mas em número reduzido e descentralizados. No Centro, serão oito trilhos e um tapete maior somente na Avenida 25 de Julho, em frente à Igreja Matriz, diferentemente dos anos anteriores, em que a serragem era disposta em todo o contorno da Praça da Bandeira.