Pelo segundo ano consecutivo, as celebrações de Corpus Christi serão diferentes do tradicional por conta da pandemia. Os tapetes coloridos que eram construídos em comunidade são substituídos por gestos de solidariedade em diversas cidades da Serra. As celebrações desta quinta-feira (03), diferente do ano passado, poderão contar com a presença de público, respeitando o decreto estadual que permite a ocupação de 25% do espaço.
Confira como será a programação de algumas cidades da Serra:
Flores da Cunha
Os tradicionais tapetes de serragem serão feitos, mas em número reduzido e descentralizados. No Cntro, serão oito trilhos e um tapete maior somente na Avenida 25 de Julho, em frente à Igreja Matriz - diferentemente dos anos anteriores, em que a serragem era disposta em todo o contorno da Praça da Bandeira.
Comunidades como a Linha 80, Nossa Senhora das Dores e São Gotardo também terão seus próprios tapetes de alimentos ou serragem. A ideia é que os visitantes não se aglomerem no centro da cidade em função das medidas de contenção da Covid-19.
Serão realizadas missas às 7h30min, 9h, 11h, 14h, 15h (adoração ao Santíssimo Sacramento), 18h e 20h. Depois da missa das 9h, que será transmitida pelo Facebook da paróquia, eles passarão por algumas ruas e locais da cidade abençoando a população.
Caxias do Sul
Em Caxias do Sul, todas as paróquias realizarão celebrações, mas umas delas será em comum: às 15h haverá a Hora Santa de adoração ao Santíssimo Sacramento. Na Catedral, as missas serão às 9h, 11h, 16h e 19h. Na paróquia Nossa Senhora de Lourdes, os horários são às 12h, 16h e 18h30min. Na paróquia São Pelegrino, as celebrações são às 8h, 10h, 17h e 19h. A Paróquia Pio X terá celebração às 18h. Nas maiores paróquias, as missas serão transmitidas por meio do Facebook e Youtube.
Estarão sendo recolhidos alimentos e materiais de higiene, conforme pede a campanha “Mutirão pela Vida de quem tem fome”, que envolve todas as 18 dioceses do Rio Grande do Sul.
Farroupilha
Em Farroupilha, haverá missa na Igreja Matriz às 10h que será transmitida pelas mídias digitais da Paróquia Sagrado Coração de Jesus. Além disso, às 15h, em todas as paróquias haverá adoração ao Santíssimo Sacramento.
A ação de arrecadação de alimentos, que se iniciou no dia 26 de maio continua, e serão recolhidos alimentos não perecíveis nesta quinta-feira (03). As doações serão destinadas para as famílias que precisam.
São Marcos
Neste ano, a cidade também não vai confeccionar os belos tapetes de Corpus Christi, mas irá celebrar a data de outras formas. Haverá missa às 9h, que será transmitida no Facebook da paróquia. Depois, das 10h às 12h, os padres vão estar em frente à igreja abençoando a população dentro dos carros e recolhendo doações de alimentos e produtos de higiene que serão destinados às famílias necessitadas de São Marcos. Às 15h, será realizada a adoração ao Santíssimo na Igreja Matriz.
Bento Gonçalves
Os fiéis poderão acompanhar missas às 7h, 8h30min, 10h, 15h (Hora Santa de adoração ao Santíssimo Sacramento no santuário e em todas as comunidades) e às 18h (celebração que faz parte da trezena ao padroeiro da cidade, Santo Antônio). Às 15h, será realizada uma bênção do Santíssimo Sacramento no Hospital Tacchini e no Presídio Estadual. Todas as celebrações também serão transmitidas pelas mídias sociais da paróquia, Facebook, Youtube e Instagram .
No lugar dos tradicionais tapetes é realizada a campanha de arrecadação de alimentos não perecíveis para a Casa Pão dos Pobres.
Garibaldi
Os garibaldenses podem participar da missa às 8h e depois será realizada uma carreata com o Santíssimo Sacramento passando pelas comunidades. Na cidade há também uma campanha de doação de alimentos não perecíveis, material de limpeza e higiene pessoal. As pessoas podem deixar na secretaria paroquial ou nos salões das comunidades. Nesta quinta-feira (03) um caminhão passará pelos locais recolhendo as doações.