Por mais um ano, os tradicionais tapetes coloridos de Corpus Christi, montados com serragem e muita criatividade, darão lugar à solidariedade em diversas cidades da Serra. Mas, ao contrário de 2020, no início da pandemia por coronavírus, muitas missas serão celebradas de forma presencial no dia 3 de junho deste ano. Lembrando que, de acordo com o decreto atual, as igrejas podem ter ocupação de 25% do espaço.
Confira como será a celebração em algumas cidades da Serra, os horários das missas e como e onde doar alimentos:
Flores da Cunha
Na 57ª Festa de Corpus Christi, no lugar da tradição dos tapetes será montado, em cada uma das 34 comunidades que compõe a paroquia Nossa Senhora de Lourdes, um tapete solidário construído com alimentos não perecíveis e materiais de higiene e limpeza. As doações são recebidas na Igreja Matriz de Flores da Cunha. De acordo com o Frei Edson Cecchin, após a celebração, as doações serão distribuídas para a comunidade carente do município.
— A Igreja Católica tem por princípio bíblico a opção pelos pobres, pelos necessitados, pelos que estão em situação de vulnerabilidade social. Por isso, quando o povo florense colabora na campanha do Tapete Solidário, ele coloca em prática o ensinamento de Jesus — explica.
No dia 3 de junho, as missas serão celebradas, de forma online, às 7h30min, 9h, 11h, 15h, 16h e 18h. Após as celebrações, transmitidas pelo Facebook, os padres irão percorrer alguns trechos da cidade com o Santíssimo Sacramento.
Caxias do Sul
Em Caxias do Sul haverá missas presenciais no dia 3 de junho às 9h, 11h, 15h e 19h, todas na Catedral Diocesana. Depois das missas, a igreja receberá doações de alimentos. Segundo Dom José Gislon, bispo da Diocese de Caxias do Sul, o atual momento pede que as pessoas realizem um gesto concreto de solidariedade:
— Devemos promover a solidariedade e a partilha com quem necessita, realizar um gesto de cuidado com a vida do próximo. A fé não é algo isolado, a fé é algo que deve ser praticado em grupo pela comunidade, por isso a importância de contribuir com ações como essa.
São Marcos
Também conhecido pelos lindos tapetes de Corpus Christi que confecciona, o município de São Marcos também vai adaptar a celebração de acordo com os protocolos de higiene e distanciamento. Uma única missa celebrada às 9h na Igreja Matriz. A partir das 10h, os padres vão estar em frente à igreja abençoando a população dentro dos carros e recolhendo doações de alimentos. A missa também será transmitida pelo Facebook da Igreja.
— Da mesma forma que Jesus nos deixou o pão e vinho na Eucaristia, também devemos nos preocupar com o alimento físico para aqueles que passam por necessidades — diz o padre João Corbelini.
Bento Gonçalves
Os fiéis de Bento Gonçalves também terão a oportunidade de ajudar os mais carentes realizando doações durante os horários de missa. As celebrações serão presenciais e ocorrem às 7h, 8h30min, 10h e 18h.
Garibaldi
Os garibaldenses podem doar alimentos na Paróquia São Pedro, de acordo com o frei Jadir Segala. Uma missa de Corpus Christi está marcada para as 8h do dia 3 de junho; depois terá procissão pela cidade.
— Em tempos com esse, a solidariedade deve estar em alta, tem muita gente precisando de ajuda e, ao mesmo tempo, muita gente querendo ajudar — enfatiza o pároco.