A semana começou com calor, teve temperatura abaixo dos 10°C em todo o Estado e terminará com chuva. É o que diz um aviso emitido nesta sexta-feira pela Sala de Situação da Sema, que alerta para temporais em quase todas as regiões neste final de semana.
Neste sábado, os maiores volumes de precipitação devem se concentrar na fronteira com a Argentina. A previsão é de que as temperaturas mínimas, entre o período da madrugada e o início da manhã, terão um leve aumento em comparação aos últimos dois dias. Mas as máximas, que se concentram à tarde, devem permanecer baixas.
Leia mais:
Vacaria tem mínima de 1,3°C nesta sexta-feira
Das roupas à alimentação: um manual para encarar o inverno
As menores temperaturas estão previstas para a Serra – Caxias do Sul pode ter mínima de 9°C. Nas outras regiões, devem variar entre 11°C e 18°C.
Já no domingo, a instabilidade deve se intensificar e pode provocar chuva a qualquer momento do dia, em quase todo o Estado. Devido ao tempo mais fechado, as temperaturas não caem muito no começo do dia e não sobem tanto à tarde. Com o tempo mais úmido e a presença de vento, a sensação térmica segue baixa. A condição climática só deve melhorar no Extremo Sul e na Campanha.
As mínimas em todo o Estado, no domingo, ficam acima dos 10°C, e maioria das regiões terá máxima em torno dos 22°C. A previsão para a Capital é de tempo instável com chuvas isoladas, com temperatura entre 13°C e 22°C.
A instabilidade ganha força e persiste no estado até a próxima sexta-feira (15). Isso se deve à umidade vinda da Amazônia e da formação de um sistema de baixa pressão atmosférica na costa do sul do país, com mais rajadas de vento e trovoadas. As temperaturas não devem subir muito, por conta do tempo mais fechado.