Preocupação no Brasil desde 2009, a chegada da Gripe A no país gerou uma série de recomendações para se evitar a contaminação da doença. Algumas já estão difundias, como manter ambientes arejados e lavar sempre as mãos. Em Florianópolis (SC), a Arquidiocese do município foi além e divulgou uma lista de orientações a serem seguidas dentro das igrejas.
Entre elas, desativar a pia de água benta na entrada das igrejas. Além dessa, apertos de mão também devem ser evitados. A quinta das 11 recomendações pede que, nas celebrações, seja evitado "tanto o gesto de dar as mãos na oração do Pai Nosso, como a saudação da Paz".
Leia mais
Gripe A: momento é de prevenir antes da vacinação
Veja alguns locais da rede privada onde é possível se vacinar contra a gripe A em Porto Alegre
Após surto, São Paulo inicia vacinação contra gripe H1N1
A nota é assinada pelo arcebispo da cidade, dom Wilson Tadeu Jönck. O texto ainda ressalta que atitudes simples podem ser eficazes para evitar a transmissão da doença.
"Sabemos que, em momentos como este em que nossa sociedade está vivendo, o pânico é um comportamento prejudicial e ineficaz. Não se pode, por outro lado, deixar de tomar medidas que, embora simples, são de grande eficácia para difundir a difusão de um vírus como o H1N1", diz o texto.
* Diário Gaúcho