A Honda CG 2025 mudou. Atualizada, avança no visual, fica mais equipada e também mais segura. Na décima geração, a motocicleta e veículo mais vendido no país evolui nas quatro versões e mantém o chassi e o conjunto propulsor. A Honda CG 160 2025 tem preços a partir de R$ 16.194, na opção de entrada Start, a R$ 19.230, na topo de linha Titan, sem incluir o frete.
Lançada em 1976 com a inauguração da fábrica da Honda em Manaus (AM), a pioneira CG 125 foi desenvolvida para atender às características brasileiras. Mais robusta em relação ao modelo então importado do Japão, ao longo dos anos passou por sucessivos aperfeiçoamentos.
Renovada, a décima geração manteve apenas o chassi e o conjunto propulsor, no mais, tudo é novo. Além da atualização visual, a CG recebeu importantes aperfeiçoamentos, muitos comuns às quatro versões. Design, farol e lanterna traseira em LED, quadro digital de instrumentos, rodas de liga leve e sistema de freios estão entre os principais aperfeiçoamentos.
Evolução visual
O conjunto óptico redesenhado, o novo tanque de combustível metálico de 14 litros com superfícies plásticas e a carenagem reforçam o visual robusto da CG. As aletas laterais são maiores na Titan e Fan. O assento em dois níveis também foi redesenhado.
As quatro versões ganharam novas alças de garupa de resina e a pedaleira do garupa passa a ser de alumínio. A rabeta e a lanterna traseira têm novo desenho.
O farol em LED personaliza as versões Titan e Fan e halógeno nas Start e Cargo. A lanterna traseira também em LED é comum em todas as versões. A porta USB-C é de série na Titan e opcional na Fan.
O quadro digital de instrumentos da CG 160 2025 é de serie em todas as versões. Na Titan e Fan é do tipo digital Blackout (fundo escuro e grafismo branco) e com iluminação convencional (fundo claro e grafismo preto) nas demais opções. O novo indicador de marcha e o de consumo de combustível são comuns nas quatro versões.
A versão topo de linha Titan traz porta USB-C para equipamentos eletrônicos e que é opcional para a Fan. A CG 160 Fan tem novas rodas de liga leve exclusivas.
O disco de freio dianteiro passa ser padrão de todas as CG 2025. As versões Cargo, Start e Fan dispõe do sistema CBS – Combined Brake System, com disco na dianteira e tambor na traseira, enquanto a Titan traz freio a disco em ambas rodas, com o dianteiro dotado de sistema ABS.
Conjunto propulsor e suspensão
O conjunto propulsor mantém o motor monocilíndrico de 162,7 cm³ refrigerado a ar a gasolina Start e flex demais versões combinado com o câmbio mecânico de cinco marchas. A potência é de 14,1 cv e 1,41 kgfm com gasolina e 14,7 cv e 1,43 kgf, com etanol.
O motor foi atualizado para atender a norma de emissões determinada pelo Programa de Controle da Poluição do Ar por Motociclos e Veículos Similares – PROMOT 5.
O chassi de todas as Honda CG é tipo Diamond de aço. Na linha CG 2025, a nova suspensão dianteira tem tubos de maiores. Na traseira a suspensão conta com dois conjuntos mola/amortecedor, ancorados a um novo braço oscilante de aço com perfil retangular.
Rodas de 18 polegadas, os pneus da CG 160 Titan são os Michelin Pilot Street 2 tubeless (sem câmara) medida 80/100-18 na dianteira e 100/80-18 atrás. Nas outras versões as medidas são as mesmas, com pneus Pirelli City Dragon ou Vipal Street ST 600, também tubeless (sem câmara) em todas as versões.
As Honda CG 160 2025 chegam à rede de concessionários Honda a partir de novembro. A garantia é de três anos, sem limite de quilometragem, mais óleo Pro Honda grátis em sete revisões (o fornecimento gratuito do óleo é válido a partir da terceira revisão).
O intervalo de manutenção é de seis mil quilômetros ou seis meses após a primeira revisão, que deve ocorrer com mil quilômetros ou seis meses.
Versão e preço *
Honda CG 160
Start CBS - R$ 16.194
Cores: prata metálico, vermelho perolizado e preto
Cargo CBS - R$ 17.175
Cores: banco
Fan CBS - R$ 17.723
Cores: azul e vermelho perolizado e preto metálico
Titan ABS - R$ 19.230
Cores: laranja, vermelho e preto metálico
(*) Preço público sugerido, base São Paulo/SP, sem frete e seguro
Fonte: Honda