Bom comportamento, generoso espaço e avançada tecnologia, o ID.4 convence por suas qualidades. Visual ousado, conforto e conectividade adequados, rodamos 500 quilômetros com o utilitário esportivo Volkswagen. Com motor 100% elétrico de 204 cv, a autonomia a norma SAE J1634 é de 377 quilômetros, mas que no uso diário é maior. Em versão única, o Volkswagen ID.4 é disponível por assinatura com prestação mensal a partir de R$ 6.990 para contrato de 24 meses e franquia de mil e quinhentos quilômetros.
Montado sobre a plataforma MEB, dedicada aos carros elétricos do grupo Volkswagen, a posição das baterias do utilitário esportivo no assoalho permite o melhor aproveitamento do interior.
Com 4,584 metros de comprimento, 1,852 m de largura e 1,636 m de altura, a distância entre eixos é de 2,771 m. Com o assoalho plano, o amplo espaço interno acomoda bem o condutor e quatro acompanhantes. O porta-malas modular leva de 543 a 1.575 litros.
Instalado no eixo traseiro, o motor elétrico do ID.4 gera 204 cv de potência e a força (torque)( é de 31,6 mkgf. Pelos dados da Volkswagen, o utilitário esportivo acelera de 0 a 100 km/h em 8,5 segundos e a velocidade máxima é de 160 quilômetros por hora.
A bateria de íons de lítio do ID.4 tem capacidade de 82 kWh. A potência máxima de carregamento é de 11 kW em AC, o que exige sete horas e meia para a recarga de 10 a 80% da bateria. Já em eletroposto rápido de 125 kW em DC, bastam 38 minutos para a mesma carga.
As linhas fluidas levemente arredondadas valorizam o visual do utilitário esportivo e também reduzem o arrasto aerodinâmico.
No conjunto óptico, os faróis interativos matriciais, chamados IQ. Light Matrix, são ligados por faixa luminosa. As rodas de 21 polegadas marcam as laterais. As lanternas traseiras, em LED 3D e função animação também são ligadas por faixa luminosa.
Sofisticação e conectividade
Acesso por aproximação, com ótimo acabamento, o interior chama a atenção pela qualidade premium. O revestimento do painel, bancos e laterais das portas são em couro e tecidos reciclados com costuras aparentes.
Volante multifuncional, o quadro digital de instrumentos é de 5,3 polegadas. Head-up display que projeta informações no para-brisa em realidade aumentada e 3D.
A central multimídia com tela de 10 polegadas sensível ao roque e por comando de voz mostra informações do veículo e da condução elétrica. A conexão com Android Auto, Apple CarPlay e aplicativos é sem fio. Com quatro portas USB-C, a recarga do celular é por indução. A câmera de ré com guias auxiliares e os sensores facilitam o estacionamento.
Os bancos dianteiros com ajustes elétricos, memórias e massageadores. O assento recua no embarque e desembarque. O ar-condicionado automático digital de três zonas tem ajuste de temperatura para o banco traseiro que acomoda bem três adultos. O teto solar é panorâmico.
O utilitário esportivo elétrico conta com avançada tecnologia de apoio à condução e à segurança. São recursos como controle eletrônico de velocidade adaptativo com sttop&go, frenagem autônoma de emergência, detector de ponto cego, alertas de colisão frontal e de tráfego traseiro, assistentes de permanência em faixa e de farol alto e de estacionamento automático, entre outros.
Bom na cidade, ótimo na estrada
Bom na cidade, o ID.4 é melhor ainda na estrada. Bom comportamento, generoso espaço e avançada tecnologia, o ID.4 convence por suas qualidades. Com suas linhas fluídas e levemente arredondadas, a pintura em dois e a ampla área envidraçada, o utilitário esportivo elétrico foi notado nas ruas, nos estacionamentos e também nas estradas onde os motores aceleravam ou reduziam a velocidade para vê-lo melhor.
Rápido no transito urbano e rodoviário, os 204 cv de potência e a força (torque) de 31,6 mkgf do motor elétrico, empurraram com sobra o ID.4. As acelerações entusiasmaram e as retomadas de velocidade muitas vezes surpreenderam.
Bem ajustadas, a direção elétrica progressiva, a suspensão adaptativa e os recursos de apoio à condução e à segurança garantiram a perfeita dirigibilidade, principalmente na estrada em velocidades mais elevadas.
O utilitário esportivo superou lombadas, quebra-molas, valetas e oscilações do pavimento sem dificuldades, mas sentiu o paralelepípedo irregular. De sobra, o excelente isolamento acústico.
A estabilidade foi boa e em trechos sinuosos sem oscilação da carroceria mesmo em velocidades mais elevadas. O bom isolamento acústico garantiu apenas o ruído do vento na estrada.
A iluminação ambiente com 30 opções de cores permitiu a escolha da mais adequada para o momento, o que foi importante principalmente à noite.
Atenção na bateria
Não é novidade. Sempre que avaliamos um carro elétrico, o controle da bateria tem atenção especial e não foi diferente com o ID4. A carga em torno de 500 quilômetros permitiu rodar tranquilo na cidade, onde fizemos apenas uma recarga rápida.
Prevenidos para evitar surpresas, fomos para o litoral com cerca de 70% e autonomia para 300 quilômetros. Chegamos com pouco menos de 40%, o suficiente para percorrer em torno de 150 quilômetros. Recarregamos 25% da bateria e chegamos em Porto Alegre com 27% e autonomia próxima aos 160 quilômetros.
Claro, sempre dirigindo dentro dos limites de velocidade e, as vezes abaixo, para evitar o consumo elevado da carga da bateria.
Conclusão
O comportamento nas ruas e estradas, generoso espaço e avançada tecnologia qualificam o ID.4. O utilitário esportivo elétrico Volkswagen é do tipo de carro que agrada pelo visual e convence por suas virtudes.
Com condutor e acompanhante ou com cinco ocupantes e bagagem, o conforto, o desempenho do conjunto propulsor e a autonomia foram perfeitas. Com maior autonomia na cidade, antes de pegar a estrada, o planejamento do roteiro e opções de recarga da bateria evitam riscos do imprevisto e ficar energia.
Disponível apenas por assinatura, como na decisão de compra, é importante avaliar a relação custo-benefício e observar o uso. Em especial com o avanço das marcas chinesas e seus veículos com preços competitivos.